2019 - MAIO - 7 - TERÇA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

- SOMENTE EVANGELHO, SEM POLÍTICA -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
NOTICIÁRIO DO VATICANO
VATICAN NEWS - ESPAÑOL
Liturgia Diária
COR LITÚRGICA: BRANCO

Primeira Leitura (At 7,51-8,1a)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei:
51 “Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós!
52 A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos.
53 Vós recebestes a Lei, por meio de anjos, e não a observastes!”
54 Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão.
55 Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para a céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus.
56 E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.
57 Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão;
58 arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo.
59 Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”.
60 Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: “Senhor, não os condenes por este pecado”. E, ao dizer isto, morreu.
8,1a Saulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Responsório (Sl 30)
— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Quanto a mim, é ao Senhor que me confio, vosso amor me faz saltar de alegria.
— Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão! Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais.



Evangelho (Jo 6,30-35)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus:
30 Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes?
31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
32 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu.
33 Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34 Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”.
35 Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito”.
Jo 6, 30-35

A tradição do êxodo serve de pano de fundo para o ensinamento de Jesus, o passado funciona como uma chave de leitura para o seu ensinamento.

O maná “o pão que veio do céu”, foi dado ao povo faminto no deserto como ato da bondade de Deus, o pão que alimenta os filhos. Mas o maná satisfazia apenas as necessidades temporais.  

Jesus oferece muito mais, ao dar o alimento capaz de saciar as necessidades mais profundas de toda pessoa e da sociedade. Amplia os benefícios do amor divino; toda a humanidade pode saciar-se do Pão da Vida, do próprio Jesus, “Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

Este alimento é o grande dom entregue pelo Pai, à humanidade que caminha tateando pelas estradas da vida. Jesus é o verdadeiro sinal do amor de Deus, o único caminho que leva ao Pai. É sentido para a nossa vida; é o amor solidário que permite banir a maldade e o egoísmo, empecilhos para fraternidade; é a libertação daquilo que oprime o ser humano e devolve-lhe a dignidade.

Quem se alimenta de Jesus, o Pão vivo descido do Céu, está seguro de ter alcançado um bem maior. Afinal é o alimento que o Pai nos oferece. Por isso façamos ecoar em nosso íntimo e em nossas liturgias esse pedido: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!”.

Rezemos: Senhor, que em minha vida não falte esse alimento capaz de saciar a minha fome e sede de amor, de justiça e dignidade. Quero sempre me alimentar desse Pão.

Deus abençoe você e sua família.

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe sua vida nessa nova jornada de Terça-feira que já começou. Que seu dia seja mais um daqueles dias abençoados e repleto de boas notícias. Convide Deus para caminhar com você, para abençoar, iluminar, orientar seus passos, proteger sua família e seus amigos, dar ânimo e disposição no trabalho, ser verdadeiro, honesto, não entrar em situações embaraçosas e constrangedoras compactuando com o mal e com a mentira.... Faça o bem e deixe sua marca de amor para que a humanidade viva melhor no dia de hoje. Amém?

Sê tu a nossa força cada manhã, nossa salvação na hora do perigo.
Isaías 33,2

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm







ORAÇÃO
Trezena a Nossa Senhora de Fátima - Dia 9

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Santíssima Virgem Maria, Rainha do Rosário e Mãe de misericórdia, que vos dignastes manifestar em Fátima a ternura de vosso Imaculado Coração trazendo-nos mensagens de salvação e de paz, confiados em vossa misericórdia maternal e agradecidos das bondades de vosso coração, viemos a vossos pés para render-vos o tributo de nossa veneração e amor.

Concedei-nos as graças de que necessitamos para cumprir fielmente vossa mensagem de amor, e a que vos pedimos nessa novena, se forem elas para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas.

Peça uma graça a Deus


Nono dia – Imaculado Coração de Maria

Ó Santíssima Virgem Maria, Mãe nossa dulcíssima, que escolhestes aos pastorinhos de Fátima para mostrar ao mundo as ternuras de vosso coração misericordioso e lhes propusestes a devoção ao mesmo como o meio com o qual Deus quer dar a paz ao mundo, como o caminho para levar as almas a Ele, e como uma prenda suprema de salvação, fazei, ó coração da mais terna das mães, que possamos compreender vossa mensagem de amor e de misericórdia, que a abracemos com filial adesão e que a pratiquemos sempre com fervor.
E assim seja vosso coração nosso refúgio, nossa esperança e o caminho que nos conduz ao amor e à união com vosso Filho Jesus.


Oração final

Ó Deus, cujo Unigênito, com Sua vida, Morte e Ressurreição mereceu-nos o prêmio da salvação eterna, suplicamo-Vos: concedas-nos que, meditando os mistérios do Santíssimo Rosário da bem-aventurada Virgem Maria, imitemos os exemplos que nos ensinam e alcancemos o prêmio que prometem. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

✝ Reza-se uma dezena de Ave-Marias em saudação a Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!









FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo