2019 - MAIO - 8 - QUARTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
NOTICIÁRIO DO VATICANO
VATICAN NEWS - ESPAÑOL
Liturgia Diária
COR LITÚRGICA: BRANCO

Primeira Leitura (At 8,1b-8)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1b Naquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria.
2 Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele.
3 Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão.
4 Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra.
5 Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo.
6 As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos, unânimes, o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.
7 De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados.
8 Era grande a alegria naquela cidade.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Responsório (Sl 65)
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras”!
— Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens”!
— O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!



Evangelho (Jo 6,35-40)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
35 “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.
36 Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais.
37 Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38 Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.
40 Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Aclamai ao Senhor Deus, ó terra inteira.”
Jo 6, 35-40

Jesus é a ligação entre Deus e o povo, e existe um projeto de salvação para todos, Ele é o encarregado de levar este projeto até o fim: “Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.

Acreditar em Jesus é aderir à sua pessoa, é considerá-lo como o mensageiro do Pai e como fonte inesgotável de vida: “Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede”.

Quem acredita em Jesus não se perderá, ao contrário, terá garantida a sua ressurreição no último dia: Porque está é a vontade do Pai: quem vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E Eu o ressuscitarei no último dia”.

Muitas vezes somos tentados a saciar a nossa sede em cisternas rachadas e poluídas e não na verdadeira fonte que vem saciar a nossa fome e sede. Santo Agostinho, procurou a felicidade em tudo aquilo que o mundo podia oferecer. Um dia encontrou aquele que o saciaria para sempre. E relendo sua vida, esclarece: “Fizeste-nos para ti e nosso coração permanecerá sempre inquieto até não repousar em Ti”.

O compromisso de fé abre o discípulo para a experiência do amor. E tira-lhe do coração a maldade e o egoísmo, que impedem a comunhão com Deus e com o próximo. Descortina-lhe a misericórdia e a justiça, tornando-o solidário com o irmão sofredor. Torna-o sensível em relação aos pobres e marginalizados.

Encontramos na Eucaristia a fonte que vem saciar a nossa fome e nos coloca na comunhão com Jesus em quem a vontade do Pai se cumpre, para que não se perca nenhum de seus filhos espalhados pelo mundo inteiro.

Rezemos: Senhor, reforça a minha fé, e abre a minha vida para o amor e a misericórdia caminho da comunhão definitiva, a alegria da participação na ressurreição.

Deus abençoe você e sua família.

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe sua vida nesta QUARTA-FEIRA  que estamos chamados a viver! Sim, tudo é dom! Que seja mais um dia Santo! Dia de oração, de gratidão, de luz, de entusiasmo, de forte espiritualidade. Como diz o Salmista: este é o dia que o Senhor fez para nós...Então viva com alegria, na presença de Deus.

Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã,
pois em ti confio.
Mostra-me o caminho que devo seguir,
pois a ti elevo a minha alma.
Salmo 143,8

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm







ORAÇÃO
Trezena a Nossa Senhora de Fátima - Dia 10

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Santíssima Virgem Maria, Rainha do Rosário e Mãe de misericórdia, que vos dignastes manifestar em Fátima a ternura de vosso Imaculado Coração trazendo-nos mensagens de salvação e de paz, confiados em vossa misericórdia maternal e agradecidos das bondades de vosso coração, viemos a vossos pés para render-vos o tributo de nossa veneração e amor.

Concedei-nos as graças de que necessitamos para cumprir fielmente vossa mensagem de amor, e a que vos pedimos nessa novena, se forem elas para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas.

Peça uma graça a Deus


Décimo dia  – A Salvação

 
Nas aparições em Fátima, Maria declarou: "Quem abraçar esta devoção prometo a salvação, e estas almas serão amadas por Deus. Para salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu vos disser, muitas almas serão salvas e terão a paz. As condições são a oração, a conversão e a recitação do Rosário."


Oração final

Ó Deus, cujo Unigênito, com Sua vida, Morte e Ressurreição mereceu-nos o prêmio da salvação eterna, suplicamo-Vos: concedas-nos que, meditando os mistérios do Santíssimo Rosário da bem-aventurada Virgem Maria, imitemos os exemplos que nos ensinam e alcancemos o prêmio que prometem. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

✝ Reza-se uma dezena de Ave-Marias em saudação a Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.









FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo