21/01/20 - TERÇA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Papa: não se paga para se tornar cristão. É um dom do Senhor
Pesquisa rápida
Liturgia Diária




2ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERMELHO





1ª Leitura - 1Sm 16,1-13

Samuel ungiu Davi na presença de seus irmãos.
E a partir daquele dia,
o espírito do Senhor se apoderou de Davi.



Leitura do Primeiro Livro de Samuel 16,1-13
Naqueles dias:
1 O Senhor disse a Samuel:'Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos'.
2 Samuel ponderou:'Como posso ir? Se Saul o souber, vai-me matar'. O Senhor respondeu: 'Tomarás contigo uma novilha da manada, e dirás: 'Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor'.
3 Convidarás Jessé para o sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te designar'.
4 Samuel fez o que o Senhor lhe disse, e foi a Belém. Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, e perguntaram: 'É de paz a tua vinda?'
5 'Sim, é de paz', respondeu Samuel. 'Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima'. Ele purificou então Jessé e seu filhos e convidou-os para o sacrifício.
6 Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: 'Certamente é este o ungido do Senhor!'
7 Mas o Senhor disse-lhe: 'Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o senhor olha o coração'.
8 Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: 'Também não é este que o Senhor escolheu'.
9 Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: 'A este tampouco o Senhor escolheu'.
10 Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: 'O Senhor não escolheu a nenhum deles'.
11 E acrescentou: 'Estão aqui todos os teus filhos?' Jessé respondeu: 'Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas'. E Samuel ordenou a Jessé: 'Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar'.
12 Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: 'Levanta-te, unge-o: é este!'
13 Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá.
Palavra do Senhor.





Salmo - Sl 88, 20. 21-22. 27-28 (R. 21a)
 
R. Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.
20 Outrora vós falastes em visões a vossos santos: +
'Coloquei uma coroa na cabeça de um herói *
e do meio deste povo escolhi o meu Eleito.
R.
 
21 Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, *
e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado.
22 Estará sempre com ele minha mão onipotente, *
e meu braço poderoso há de ser a sua força.
R.
 
27 Ele, então, me invocará: 'Ó Senhor, vós sois meu Pai, *
sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!`
28 E por isso farei dele o meu filho primogênito, *
sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo.
R.





Evangelho - Mc 2,23-28
 
O sábado foi feito para o homem,
e não o homem para o sábado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 2,23-28
23 Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam.
24 Então os fariseus disseram a Jesus: 'Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?'
25 Jesus lhes disse: 'Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome?
26 Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães.'
27 E acrescentou: 'O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.
28 Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado.'
Palavra da Salvação.




Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)

“Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor”.
Mc 2, 23-28

A partir do exílio na Babilônia, o descanso sabático tornou-se uma prática que traz identidade ao judeu. Ter um dia de descanso, depois de seis dias de trabalho, era obrigatório, era sagrado. Os rabinos criaram muitas normas, de modo a garantir que nenhuma atividade fosse realizada no sábado, exceto as estritamente essenciais.

Jesus não ficou preso as normas em torno do sábado. Por isso não julgou os discípulos que estavam colhendo espigas. A atitude deles se justificava, por estarem matando a fome com os grãos de trigo.

Os fariseus interpretavam esta atitude como uma falta grave. Matar a fome no sábado era permitido (cf Dt 23, 25), proibido era fazer a colheita, o trabalho na plantação (cf Dt 23, 26).  Os fariseus tentam confundir os discípulos, mas Jesus logo esclarece. Assim como Davi alimentou a si e seus companheiros com pão reservado somente aos sacerdotes. Agiu para sanar uma necessidade legitima dele e dos companheiros.

O posicionamento de Jesus, parte da necessidade dos discípulos. Seria insensato mantê-los com fome, tendo algo para comer, somente por ser dia de sábado. A tradição religiosa, neste caso torna-se menos urgente. A urgência era saciar a fome. Jesus coloca a pessoa e a vida acima do sábado.

As leis devem ser observadas, pois elas existem para beneficiar os seres humanos. Mas acima delas está o valor que elas representam. Jesus revela que o “Sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Portanto o Filho do Homem é Senhor até do sábado”. Paulo vai lembrar que a Lei é fria e pode até matar. Quantos conflitos já foram criados, quantas guerras e divisões. A lei pode dividir, só amor une.

Rezemos: Senhor, torna-me livre, que eu seja capaz de cuidar mais da vida. Que eu aprenda: a Lei é sempre amar, e amar mais.

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida nesse novo dia que amanhece. Aproveite todas as oportunidades que o dia tem para oferecer a você. Agradeça sempre o dom da vida e faça a diferença no dia de hoje!


Senhor meu Deus

Eu Te agradeço por acordar com saúde neste dia que ora amanhece.

Eu Te agradeço por saber que o Senhor gosta de mim.

Prometo seguir todos os seus mandamentos.

Prometo de hoje em diante respeitar o próximo e amar a todas as pessoas, assim como eu amo a mim mesmo, assim como Jesus disse.

Eu me esforçarei por agir com humildade em todas as situações aviltantes e constrangedoras, ainda que eu fique com prejuízo.

Quero ouvir mais as pessoas do que falar com elas, aprender mais com os sábios do que ensinar aos ignorantes, e reconhecer meu erro sempre que alguém ou eu mesmo o descubra, sem que me envergonhe por ser humilhado por causa disso.

Obrigado, Senhor, por este dia e abençoe todas as pessoas que dependem de mim e do meu trabalho. Abençoe todos aqueles que vou encontrar! Que eles sejam iluminados!
Destaque do dia


Oração

Ó Deus, que destes à Vossa Santa Igreja, Santa Inês, como exemplo de pureza de vida, ornada de todas as virtudes, fazei que as nossas jovens encontrem nela um modelo de fé e de amor à seguir., servindo somente à Cristo e seu Reino. Por sua vida e por seus méritos, afastai os males da juventude que as rodeia; as drogas, as más companhias, o indiferentismo religioso, e todas as tentações do mal. Que Santa Inês interceda à Deus por uma juventude sadia, alegre e animada pela vida, cheia de entusiasmo pelas coisas de Deus e de esperança de um Mundo melhor. Santa Inês, rogai por nós.
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo