12º Domingo Do Tempo Comum - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Liturgia Diária
1a Leitura - Jr 20,10-13

Ele salvou das mãos dos malvados a vida do pobre.


Leitura do Livro do Profeta Jeremias 20, 10-13
Jeremias disse:
10 Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: 'Denunciai-o, denunciemo-lo. ' Todos os amigos observavam minhas falhas: 'Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele. '
11 Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga!
12 O Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa.
13 Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus.
Palavra do Senhor.





Salmo - Sl 68,8-10.14.17.33-35 (R.14c)
 
R. Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!


8 Por vossa causa é que sofri tantos insultos, / e o meu rosto se cobriu de confusão; 9 eu me tornei como um estranho a meus irmãos, / como estrangeiro para os filhos de minha mãe. 10 Pois meu zelo e meu amor por vossa casa / me devoram como fogo abrasador.
R.
 
14 Por isso elevo para vós minha oração, / neste tempo favorável, Senhor Deus! / Respondei-me pelo vosso imenso amor, / pela vossa salvação que nunca falha!  17 Senhor, ouvi-me pois suave é vossa graça, / ponde os olhos sobre mim com grande amor!
R.
 
33 Humildes, vede isto e alegrai-vos: / o vosso coração reviverá, / se procurardes o Senhor continuamente!  34 Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, / e não despreza o clamor de seus cativos.  35 Que céus e terra glorifiquem o Senhor / com o mar e todo ser que neles vive!
R.





2a Leitura - Rm 5,12-15
 
O dom ultrapassou o delito.


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 5, 12-15
Irmãos:
12 O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram.
13 Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei.
14 No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, - o qual - era a figura provisória daquele que devia vir.
15 Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.
Palavra do Senhor.





Evangelho - Mt 10,26-33
 
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10, 26-33
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos:
26 Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido.
27 O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!
28 Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29 Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai.
30 Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados.
31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus.
33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação.






SÃO LUÍS GONZAGA, RELIGIOSO - SANTORAL

1a Leitura - 1Jo 5,1-5
 
Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.


Leitura da Primeira Carta de São João 5, 1-5
Caríssimos:
1 Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu.
2 Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
3 Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados,
4 pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.
5 Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
Palavra do Senhor.





Salmo - Sl 15(16),1-2a e 5.7-8.11 (R. cf. 5a)
 
R.Senhor, sois a porção da minha herança e do meu cálice.


1 Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! 2a Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor'; 5 Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, / meu destino está seguro em vossas mãos!
R.
 
7 Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, / e até de noite me adverte o coração. 8 Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, / pois se o tenho a meu lado não vacilo.
R.
 
11 Vós me ensinais vosso caminho para a vida; / junto a vós, felicidade sem limites, / delícia eterna e alegria ao vosso lado!
R.




Evangelho - Mt 22,34-40
 
Amarás o Senhor teu Deus, e aoteu próximo como a ti mesmo.


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22, 34-40
Naquele tempo:
34 Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo,
35 e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo:
36 'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?'
37 Jesus respondeu: '`Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!'
38 Esse é o maior e o primeiro mandamento.
39 O segundo é semelhante a esse: `Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'.
40 Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.
Palavra da Salvação




Pesquisa rápida
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Atendei-me, Senhor, pelo vosso imenso amor!”
Mt 10, 26-33


NÃO TER MEDO - ANUNCIAR O EVANGELHO

O Evangelho continua o discurso de Jesus, iniciado com a convocação e envio dos apóstolos e as instruções para a missão. Ele não trabalha com propaganda enganosa, mas ensina a enfrentar os desafios e as tribulações que decorrem do anúncio e do testemunho do Reino de Deus. O medo tira a liberdade de agir. As dificuldades não podem impedir o anúncio do Evangelho

A perseguição é algo inevitável. Por isso, Jesus, por três vezes encoraja-os: “Não tenham medo! Em vez de se esconderem sob a couraça do medo, os apóstolos têm a tarefa de proclamar o que Deus revela por meio de Jesus. Devem dizer “à luz do dia”, e proclamar “sobre os telhados”. A mensagem que é lançada não fica escondida, mais cedo ou mais tarde é revelado, ela produz algum resultado.

Não há limites para o Evangelho! É um grito que se faz com a vida enraizada numa confiança profunda em Deus, que jamais abandona o seu povo.

Todos nós enfrentamos o medo, isso é normal. Mas Jesus apresenta os motivos para não temer. A coragem dos discípulos provém da certeza de que sua vida está nas mãos de Deus. Jesus promete a proteção do Pai.

Jesus usa duas comparações muito simples: O Pai sabe o número de nossos cabelos e cuida dos pardais. Se interessa por uma questão tão pequena, não iria cuidar muito bem daqueles que confiam na sua providência?

E por isso nos exorta: “não tenham medo!”. É bom participar de uma batalha quando temos a garantia da vitória. Os discípulos se identificam com a coragem de evangelizar, o enfrentamento dos desafios da missão. Tendo o Pai ao seu favor, não há do que se desesperar. Que o medo seja, o medo de ter medo...

Rezemos: Senhor, tira de nós o medo de agir, queremos evangelizar com uma profunda confiança na proteção do Pai.

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
FOTO: MONSENHOR JOÃO LUÍS FÁVERO
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe seu dia, domingo, dia do Senhor. Acorde, respire fundo, agradeça o dom da vida, a natureza...o Criador! Tudo é dom!!! Que seu dia seja sereno, iluminado, pacífico e de descanso. Como cristão procure se alimentar espiritualmente, encontre um horário para acompanhar e participar de alguma Missa na TV. Eu vou rezar logo mais às 18h00 ao vivo pelo meu canal do YouTube, desde já sinta-se meu convidado de honra, ok? Um domingo pleno, não se descuide em nenhum momento...tem um virus solto lá na rua viu!!! Deus abençoe você e sua família!

Portanto, não temais:
valeis muito mais do que os passarinhos. (Mt 10, 26ss)

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
FOTO: FREI RINALDO STECANELA
FEVEREIRO
D
S
T
Q
Q
S
S






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo