Apresentação de Nossa Senhora . Memória - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Liturgia de Hoje
Apresentação de Nossa Senhora . Memória
21 de Novembro de 2020 - Cor: Branco




1ª Leitura - Zc 2,14-17

Rejubila, alegra-te, cidade de Sião,
eis que venho para habitar no meio de ti.

Leitura da Profecia de Zacarias 2,14-17

14`Rejubila, alegra-te, cidade de Sião,
eis que venho para habitar no meio de ti,
diz o Senhor.

15 Muitas naçðes se aproximarão do Senhor, naquele dia,
e serão o seu povo.
Habitarei no meio de ti,
e saberás que o Senhor dos exércitos
me enviou a ti.

16 O Senhor entrará em posse de Judá,
como sua porção na terra santa,
e escolherá de novo Jerusalém.

17 Emudeça todo mortal diante do Senhor,
ele acaba de levantar-se de sua santa habitação'.

Palavra do Senhor.




Salmo - Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)

R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

46 A minh'alma engrandece ao Senhor, *
47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
R.

48 pois, ele viu a pequenez de sua serva, *
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
R.

50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam.
51 Demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos.
R.

52 Derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou.
53 De bens saciou os famintos *
e despediu, sem nada, os ricos.
R.

54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,
55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
R.




Evangelho - Mt 12,46-50

E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse:
'Eis minha mãe e meus irmãos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,46-50

Naquele tempo:

46 Enquanto Jesus estava falando às multidões,
sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora,
procurando falar com ele.

47 Alguém disse a Jesus:
'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora,
e querem falar contigo.'

48 Jesus perguntou àquele que tinha falado:
'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?'

49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse:
'Eis minha mãe e meus irmãos.

50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai,
que está nos céus,
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'

Palavra da Salvação.





FONTE: YOUTUBE
Reflexão - Pe. João Luís Fávero
“Bendita sejais, ó Virgem Maria!”
Mt 12, 46-50

Hoje celebramos a Memória da Apresentação de Nossa Senhora. Seus pais Joaquim e Ana, apresentaram Nossa Senhora no Templo em Jerusalém. O Papa Paulo VI escreveu que esta festa propõe: “conteúdos de alto valor exemplar e dão continuidade a veneráveis tradição”.  

Esta Memória Mariana de origem devocional, origina-se numa tradição atestada pelo Proto-Evangelho de Tiago. Esta celebração remonta ao século VI no Oriente, e ao século XIV no Ocidente. É realçado para nós a primeira doação que Maria fez de si própria, tornando-se modelo de toda a alma que se consagra ao Senhor.

É fácil imaginar que a futura mãe de Jesus tenha sido totalmente envolvida pela graça de divina e pela resposta que ela deu a partir desse envolvimento. O coração de Maria sempre esteve voltado para a vontade de Deus.

A memória da apresentação de Nossa Senhora, realça a primeira doação que Maria fez de si mesma, tornando-se exemplo de toda pessoa que se consagra ao Senhor. Maria fez de si um ofertório a Deus; depois, em novo ofertório, ofereceu seu Filho para a humanidade.  

O Evangelho vem lembrar para nós que a família verdadeira de Jesus é aquela que realiza a vontade de Deus e que está comprometida com o Evangelho. Jesus entende que o horizonte familiar precisa ser estendido e vai abrangendo todos os lugares e tempos, tem como referência a Palavra e a vontade do Pai.

Os discípulos submetidos a vontade do Pai vivem a sua fidelidade ao seguimento do Mestre.  Eles se reconhecem como irmãos, porque entre eles circula uma comunhão de vida e de afeto mutuo no Senhor, vivem esses laços familiares com Ele.

E Maria, ao aceitar ser a mãe do Filho de Deus e ao assumir os encargos dessa missão que lhe foi confiada, uniu-se profundamente à vontade do Pai e se integrou à grande família de seu Filho, Jesus Cristo.

Rezemos: Feliz ó Virgem Maria que trouxe em sem seu ventre a Palavra do Pai, que se fez carne e habitou entre nós. Ave Maria... ajuda-nos a fazer a sempre a Tua vontade...

Deus abençoe você e sua família
Um Abraço,
Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida nesta nova jornada que está começando. Que seus passos sejam conduzidos por Deus e os dons do Espírito Santo iluminem toda sua vida.  Vamos intensificar nossa vida de oração. Isso nos fortalece nos prepara para a luta!. Ande sempre nos caminhos do Senhor, do amor, da paz, da alegria, da serenidade...da verdade, da justiça...faça sempre o bem, não importa a quem. Não mude o que é sua essência: ser bom!!! Deus abençoe seu dia na paz e no amor. Hoje recordamos a solene festa da Apresentação de Nossa Senhora..Aquela que foi preparada para ser a Mãe do Nosso Salvador, foi apresentada no Templo...Abaixo uma breve explicação sobre o sentido desta festa. Um excelente sábado!

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?  
1 Coríntios 6,19

Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm




Sobre a Festa da Apresentação de Nossa Senhora

Esta festa antiquíssima lembra que Nossa Senhora, com três anos de idade, foi levada por seus pais São Joaquim e Santa Ana ao Templo, onde com outras meninas e piedosas mulheres foi instruída cuidadosamente a respeito da fé de seus pais e sobre seus deveres para com Deus.

Historicamente, a origem desta festa foi a dedicação da Igreja de Santa Maria a Nova em Jerusalém, no ano de 543. Comemora-se no Oriente desde o século VI. Dela fala até o Imperador Miguel Comneno na Constituição de 1166.
Novena a Nossa Senhora Das Graças - Dia 4

🙏🏼 Ato de contrição

Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, por Vos ter ofendido e pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o inferno. Proponho, firmemente, com o auxílio de Vossa divina graça e pela poderosa intercessão de Vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por Vossa infinita misericórdia. Assim seja.

😇 4º dia –- Segunda aparição

Estando Santa Catarina Labouré em oração, a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal. Nessa aparição, vemos seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor.

🌟 Oração:

Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante essa oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao Vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.

Santíssima Virgem, eu reconheço e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, caridade, obediência, castidade, santa pureza de coração, de corpo e espírito; alcançai-me a perseverança na prática do bem, uma santa vida, uma boa morte e a graça de (pede-se uma graça) que peço com toda a confiança. Amém.

✝️Rezar três Ave-Marias.

🙏🏼Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo