4ª-feira da 2ª Semana da Páscoa - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Liturgia Diária

Antífona de Entrada
Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17,50;21,23)




Oração do dia
Imploramos, ó Deus, a vossa clemência, ao recordar cada ano o mistério pascal que renova a dignidade humana e nos traz a esperança da ressurreição: concedei-nos acolher sempre com amor o que celebramos com fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.




1ª Leitura – At 5,17-26
 
Os homens que vós colocastes na prisão
estão no Templo ensinando o povo!
Leitura dos Atos dos Apóstolos 5,17-26
Naqueles dias:
17 Levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido – isto é, o partido dos saduceus – cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública.
19 Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo:
20 ‘Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver.’
21 Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com os seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos à prisão.
22 Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo:
23 ‘Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro.’
24 Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido.
25 Chegou alguém que lhes disse: ‘Os homens que vós colocastes na prisão estão no Templo ensinando o povo!’
26 Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.
Palavra do Senhor.




Salmo – Sl 33, 2-3. 4-5. 6-7. 8-9 (R. 7a)
 
R. Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia
 
2
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,*
seu louvor estará sempre em minha boca.
3 Minha alma se gloria no Senhor;*
que ouçam os humildes e se alegrem!
R.


4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus,*
exaltemos todos juntos o seu nome!
5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,*
e de todos os temores me livrou.
R.


6 Contemplai a sua face e alegrai-vos,*
e vosso rosto não se cubra de vergonha!
7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,*
e o Senhor o libertou de toda angústia.
R.


8 O anjo do Senhor vem acampar*
ao redor dos que o temem, e os salva.
9 Provai e vede quão suave é o Senhor!*
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
R.




Evangelho – Jo 3,16-21
 
Deus enviou seu Filho ao mundo
para que o mundo seja salvo por Ele.


16
Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.
17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18 Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19 Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más.
20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas.
21 Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.
Palavra da Salvação.




Antífona da Comunhão
Diz o Senhor: Fui eu que vos escolhi do mundo e enviei para produzirdes fruto, e o vosso fruto permaneça, aleluia! (Jo 15,16.19)




Depois da Comunhão
Ó Deus de bondade, permanecei junto ao vosso povo e fazei passar da antiga à nova vida aqueles a quem concedestes a comunhão nos vossos mistérios. Por Cristo, nosso Senhor.




Pesquisa rápida
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido”.
Jo 3, 16-21

A presença de Jesus, na história da humanidade, tem um significado bem preciso: Veio trazer a salvação e vida eterna. Nada de castigo e nem condenação. Só a Salvação!

O amor de Deus não é abstrato, Deus ama de modo concreto e extremo. Entrega “seu Filho único” para salvar o mundo. Quem nele crê e se entrega, escolhe o caminho da vida.

Jesus entregou-se inteiramente ao serviço da salvação; pela obediência ao Pai, cuja vontade sempre soube fazer. E ajuda a humanidade a caminhar na mesma direção: no amor e no serviço.

Doação e Serviço, se misturam na vida de Jesus. Foi doado para servir. Se coloca a serviço dos irmãos, porque reconhece que o Pai o enviou para isso. Doação sem o serviço aos irmãos não tem sentido.

Os discípulos são chamados a fazer uma experiência como a de Jesus, se colocar a serviço da humanidade sofredora. Aprende a ser servidor.  Sem esta consciência o discipulado cristão fica esvaziado, não passa de palavreado estéril.

Jesus vem ao mundo, não como juiz, mas como luz dos homens. Ele é a luz, a vida plena. Escolher a luz é escolher a vida: é abraçar a salvação. Escolher as trevas é não crer em Jesus. Há pessoas que preferem às trevas em lugar da luz, ficam numa fé fragilizada e diluída.

Vigiemos para não se afastar da luz e envolver a nossa vida na escuridão, mas saibamos buscar o amor, buscar Jesus, luz de nossa vida!

Rezemos: Senhor, és misericordioso, infinito no amor e no perdão. Que eu assuma a prática da misericórdia e deixe a salvação acontecer em meu dia a dia.

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida, nesta abençoada jornada de Quarta-feira. Que o Espírito Santo ilumine seus passos e conduza com discernimento e sabedoria todos os seus passos e suas ações. Hoje recordamos o famoso dia do "DESCOBRIMENTO" do BRASIL quando a frota comandada pelo português Pedro Álvarez de Cabral aportou nas "Terras de Santa Cruz".
Isso é história! Mas também marca o dia em que foi rezada a PRIMEIRA MISSA em território brasileiro. Hoje, passados mais de um mês de confinamento, de quarentena, apesar de toda a agonia e tristeza causada pelo coronavírus...uma coisa, dentre várias, podemos tirar de positivo: os nossos rios estão mais limpos, nossas nascentes mais límpidas, nosso ar mais saudável, nossas cidades menos sujas e poluídas...em outras palavras...a NATUREZA agradece esse cuidado. Que tal, depois dessa onda do corona, começarmos a DESCOBRIRMOS O BRASIL de novo? De um jeito CERTO? Isso vai depender de cada um de nós...!!! Nesse tempo de isolamento, a natureza, pôde respirar mais e melhor...e lá fora, nos aguarda um mundo melhor, sem muita poluição, catástrofes, queimadas, etc...VAMOS REDESCOBRIR o BRASIL de novo minha gente? E vamos aprender agora a RESPEITAR. a OBRA DE DEUS: A CRIAÇÃO!!! Bom REDESCOBRIMENTO A TODOS...

Reze, por favor...em sinal de GRATIDÃO A DEUS...esse SALMO DA CRIAÇÃO.
Cântico Dn 3,57-88.56 – Louvor das criaturas ao Senhor

– Obras do Senhor, bendizei o Senhor, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Céus do Senhor, bendizei o Senhor! * / Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!

– Águas do alto céu, bendizei o Senhor! * / Potências do Senhor, bendizei o Senhor! / – Lua e sol, bendizei o Senhor! * / Astros e estrelas, bendizei o Senhor! –

– Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! * / Brisas e ventos, bendizei o Senhor! / – Fogo e calor, bendizei o Senhor! * / Frio e ardor, bendizei o Senhor! –

– Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! * / Geada e frio, bendizei o Senhor! / – Gelos e neves, bendizei o Senhor! * / Noites e dias, bendizei o Senhor! –

– Luzes e trevas, bendizei o Senhor! * / Raios e nuvens, bendizei o Senhor! / – Ilhas e terra, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! –

– Montes e colinas, bendizei o Senhor! * / Plantas da terra, bendizei o Senhor! / – Mares e rios, bendizei o Senhor! * / Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! –

– Baleias e peixes, bendizei o Senhor! * / Pássaros do céu, bendizei o Senhor! / – Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! * / Filhos dos homens, bendizei o Senhor! –

– Filhos de Israel, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! * / Servos do Senhor, bendizei o Senhor! –.

– Almas dos justos, bendizei o Senhor! * / Santos e humildes, bendizei o Senhor! / – Jovens Misael, Ananias e Azarias, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! –

– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo * / louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! / – Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! * / Sois digno de louvor e de glória eternamente! –


Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm

FEVEREIRO
D
S
T
Q
Q
S
S






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo