23/02/20 - DOMINGO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Pesquisa rápida
Liturgia Diária



 

7º DOMINGO - TEMPO COMUM

COR: VERDE





 

1a Leitura - Lv 19,1-2.17-18


Amarás a teu próximo como a ti mesmo!

 

Leitura do Livro do Levítico 19, 1-2. 17-18

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 

2 'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 

17 Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. 

18 Não procures vingança, nem guardes rancor dos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

Palavra do Senhor.





 

Salmo - Sl 102,1-2.3-4.8.10.12-13 (R.1a.8a)


R. Bendize ó minh'alma, ao Senhor, pois ele é bondoso e compassivo!


1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / e todo o meu ser, seu santo nome!  2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / não te esqueças de nenhum de seus favores!

R.

 

3 Pois ele te perdoa toda culpa, / e cura toda a tua enfermidade;  4 da sepultura ele salva a tua vida / e te cerca de carinho e compaixão.

R.

 

8 O Senhor é indulgente, é favorável, / é paciente, é bondoso e compassivo.  10 Não nos trata como exigem nossas faltas, / nem nos pune em proporção às nossas culpas.

R.

 

12 quanto dista o nascente do poente, / tanto afasta para longe nossos crimes.   13 Como um pai se compadece de seus filhos, / o Senhor tem compaixão dos que o temem.

R.





 

2a Leitura - 1Cor 3,16-23


Tudo é vosso. Mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 3, 16-23

Irmãos: 

16 Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós?

17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário. 

18 Ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 

19 pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: 'Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia', 

20 e ainda: 'O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos'. 

21 Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 

22 Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro; tudo é vosso, 

23 mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

Palavra do Senhor.





 

Evangelho - Mt 5,38-48


Amai os vossos inimigos.

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5, 38-48

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 

38 Vós ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!'

39 Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!

40 Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!

41 Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele!

42 Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 

43 Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!'

44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

45 Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 

46 Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?

47 E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?

48 Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito. '

Palavra da Salvação.





 

SÃO POLICARPO, BISPO E MÁRTIR - SANTORAL





 

1a Leitura - Ap 2,8-11


Conheço tua tribulação e tua pobreza.

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 2, 8-11

8 'Escreve ao anjo da Igreja que está em Esmirna: `Assim fala o Primeiro e o Último, aquele que esteve morto mas voltou à vida: 

9 Conheço tua tribulação e tua pobreza. Contudo, és rico. Também sei que alguns dos que se dizem judeus andaram falando mal; na realidade, eles não são judeus, mas sim, uma sinagoga de Satanás. 

10 Não tenhas medo do sofrimento que vai chegar. O diabo lançará alguns dentre vós na prisão. Assim sereis colocados à prova. Conhecereis tribulação durante dez dias. Sê fiel até à morte, e eu te darei como prêmio a coroa da vida. 

11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. O vencedor ficará livre da segunda morte''.

Palavra do Senhor.





 

Salmo - Sl 30(31),3cd-4.6 e 8ab.16bc e 17 (R. 6a)


R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.


3c Sede uma rocha protetora para mim, /   3d um abrigo bem seguro que me salve!   4 Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; / por vossa honra orientai-me e conduzi-me!

R.

 

6 Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, / porque vós me salvareis, ó Deus fiel!  8a Vosso amor me faz saltar de alegria, 8bpois olhastes para as minhas aflições.

R.

 

16b Eu entrego em vossas mãos o meu destino; /  16c libertai-me do inimigo e do opressor!  17 Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, / e salvai-me pela vossa compaixão!

R.





 

Evangelho - Jo 15,18-21


Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo.

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15, 18-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 

18 Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 

19 Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 

20 Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 

21 Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

Palavra da Salvação.





 
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, porque Ele é bondoso e compassivo”
Mt 5, 38-48

AMAR COMO JESUS AMOU.

Jesus continua ensinando no “Sermão da Montanha”, fazendo as interpretações da Lei do Antigo Testamento. Propondo novas atitudes a respeito da interpretação às Leis existentes.

A Lei do Talião, “olho por olho” do Livro do Êxodo, equiparava o castigo ao crime para prevenir a punição excessiva, regulamentava a vingança e a retaliação. Jesus propõe interromper o ciclo da violência e estabelece novas relações, propõe um modo revolucionário: não só amar o próximo e perdoar, mas amar o inimigo.  

Se a Lei obriga a caminhar um quilometro, caminhe dois quilômetros. É o quilometro da gratuidade. A política do “olho por olho” nos deixará cegos, afirmava Gandhi. Para conter a violência descontrolada em que vivemos, somos tentados a adotar meios ainda mais ainda mais violentos; matar e vingar. Jesus propõe a superação pelo caminho da não violência e do perdão.

A proposta de Jesus constitui em reconciliação dos seres humanos entre si e com o Pai. A tendência de viver desunidos pelo ódio e pela inimizade é uma realidade desde o início da humanidade. A capacidade de viver unidos entre si não está inscrita em nossa natureza. Deve ser aprendida com muito esforço. Havendo descuido, a violência toma conta do coração das pessoas e o sentimento de vingança dá origem a crueldades.

O Sermão da Montanha traz imperativos bem claros para os discípulos. O perdão e o amor aos inimigos são atitudes essenciais. Seria inconsequência optar pelo seguimento de Jesus e pelo seu Reino e nutrir ódio e desejos de vingança, ou cultivar desrespeitos e inimizades; quando a fraternidade, o amor e a justiça deveriam falar mais forte.

Jesus estabelece para os discípulos um novo patamar de vida nas relações diárias e para a moral do coração. Somente o bem pode superar o mal! Só no amor podemos construir novas relações. Tudo isso para sermos “perfeitos como o Pai Celeste é perfeito”, buscar ser bondoso e misericordioso como Ele é conosco. Essa meta é um processo continuo que devemos assumir à vida toda e que exige a docilidade de nosso coração.

Rezemos: Senhor, que o meu coração seja bom! Que eu saiba perdoar sempre. Não quero cultivar sentimentos de ódio, inimizades e vingança. Quero ter um coração semelhante ao Teu!

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida e a vida de sua família neste Domingo, dia do Senhor. "O Senhor é bondoso e compassivo" vai nos dizer o salmista neste domingo. Que sua bondade e misericórdia alcance a sua vida, dê o descanso necessário para você refazer suas forças e começar com fé e esperança mais uma semana que vem pela frente. Não esqueça, também, o compromisso da fé! Reze em família. Família que cultiva a espiritualidade no seu lar, vive mais feliz! Um ótimo domingo repleto de bençãos e alegrias...

Salmo 102

O Senhor é bondoso e compassivo.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor,/ e todo o meu ser, seu santo nome!/ Bendize, ó minha alma, ao Senhor,/ não te esqueças de nenhum de seus favores!

Pois ele te perdoa toda culpa,/ e cura toda a tua enfermidade;/ da sepultura ele salva a tua vida/ e te cerca de carinho e compaixão.

O Senhor é indulgente, é favorável,/ é paciente, é bondoso e compassivo./ Não nos trata como exigem nossas faltas,/ nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Quanto dista o nascente do poente,/ tanto afasta para longe nossos crimes./ Como um pai se compadece de seus filhos,/ o Senhor tem compaixão dos que o temem.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!

Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo