23 DE SETEMBRO - SEGUNDA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
QUARESMA DE SAO MIGUEL
Liturgia Diária


23 DE SETEMBRO DE 2019
25ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE






1a Leitura - Esd 1,1-6
 
Quem, dentre vós todos, pertence ao povo de Deus
suba a Jerusalém e construa o templo do Senhor.


Início do Livro de Esdras 1, 1-6
1 No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:
2 'Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá.
3 Quem, dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém.
4 E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém'.
5 Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém.
6 E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda a espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 125 (126),1-2ab.2cd-3. 4-5. 6 (R. 3a)
 
R. Maravilhas fez conosco o Senhor, !

1 Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar; 2a encheu-se de sorriso nossa boca, 2b nossos lábios, de canções.
R.
 
2c Entre os gentios se dizia: 'Maravilhas 2d fez com eles o Senhor! ' 3 Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria!
R.
 
4 Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. 5 Os que lançam as sementes entre lágrimas, / ceifarão com alegria.
R.
 
6 Chorando de tristeza sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria voltarão, / carregando os seus feixes!
R.


Evangelho - Lc 8,16-18
 
Coloca a lâmpada no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8, 16-18
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
16 Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz.
17 Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.
18 Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter. '
Palavra do Senhor.



OBSERVAÇÃO
 
A Liturgia Diária da Editora Pulus, dentre outras, traz as seguintes leituras:

SÃO PIO DE PIETRELCINA - PRESBÍTERO
BRANCO - PREFÁCIO COMUM DOS SANTOS - PÁG. 7 - OFÍCIO DA MEMÓRIA
1ª LEITURA - ESDRAS 1, 1-6
SALMO RESPONSORIAL 125 (126)
EVANGELHO - LUCAS 8, 16-18

Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Maravilhas fez conosco o Senhor!”
Lc 8, 16-18

A imagem da lâmpada, ajuda a entender a verdadeira razão do discipulado; o discípulo, se deixa iluminar e transborda essa luz em missão – discípulo missionário. O projeto divino, revelado por Jesus, deve expandir-se sem limites.
A luz interna deve ajudar a iluminar a consciência e os ambientes. O mundo necessita do nosso testemunho. Aquele que acende uma lâmpada é o primeiro a beneficiar-se dela. E, por pequena que seja, uma vela acaba iluminando a escuridão.
A Palavra que liberta, não pode ficar oculta e abafada: “A Palavra de Deus não está algemada” (2Tm 2,9). Em outra passagem Jesus disse: “O que vocês disserem no quarto, ao pé do ouvido, será proclamado sobre os telhados” (Mt 10, 27).
Jesus recomenda a todos a abertura de coração para acolher a mensagem generosamente. Quanto mais, abrimos o coração para Deus, mas Ele se manifesta a nós. Se a pessoa é mesquinha e se retrai, mesmo assim Deus não se retira e nem deixa de se comunicar.
O Evangelho que ouvimos evoca o testemunho de vida, a palavra oportuna e a ação eficaz. E o apóstolo desafia-nos a evangelizar: “ai de mim se eu não evangelizar” (1 Cor 9, 16).

Rezemos: Senhor, faça a tua luz brilhar em mim, e eu saiba transbordar essa luz em missão.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida nesta nova semana que já começa. Que esta semana seja iluminada com a Luz do Espírito Santo guiar os seus passos em todos os acontecimentos reservados para esta semana. Seja forte e corajoso. Deus está com você!!!

Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará".
Deuteronômio 31, 6

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
ORAÇÃO
Oração

São Pio de Pieltrecina, tu que aderiste ao projeto de salvação do Senhor, oferecendo os teus sofrimentos para desligar os pecadores dos laços de satanás, intercede junto a Deus, a fim de que os que não crêem se convertam, os pecadores se arrependam do fundo do coração, os tíbios se afervorem na sua vida cristã e os justos perseverem no caminho da salvação.
S. Padre Pio, rogai por nós!

"Lembre-se de que não se vence batalhas sem oração" (S. Padre Pio)







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo