25 DE DEZEMBRO - QUARTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Pesquisa rápida
 

SOLENIDADE DO NATAL
MISSA DO DIA - NATAL
COR LITÚRGICA: BRANCO




 

1a Leitura - Is 52,7-10

 

Todos os confins da terra hão de vera salvação que vem do nosso Deus.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 52, 7-10

7 Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação, e diz a Sião: 'Reina teu Deus!'

8 Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exultantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião. 

9 Alegrai-vos e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém, o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém. 

10 O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus.

Palavra do Senhor.





 

Salmo - Sl 97,1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R.3cd)

 

R. Os confins do universo contemplarama salvação do nosso Deus.

1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória.

R.

 

2 O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça;  3 Recordou o seu amor sempre fiel  3b pela casa de Israel.

R.

 

3c Os confins do universo contemplaram  3 da salvação do nosso Deus.  4 Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai!

R.

 

5 Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa / e da cítara suave!  6 Aclamai, com os clarins e as trombetas, / ao Senhor, o nosso Rei!

R.





 

2a Leitura - Hb 1, 1-6

 

Deus falou-nos por meio de seu Filho.

Leitura da Carta aos Hebreus 1, 1-6

1 Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; 

2 nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. 

3 Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 

4 Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 

5 De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: 'Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei'? Ou ainda: 'Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho'?

 6 Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: 'Todos os anjos devem adorá-lo!'

Palavra do Senhor.





 

Evangelho - Jo 1,1-5.8b.9-14

 

A Palavra se fez carne e habitou entre nós.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1, 1-5. 8b. 9-14

1 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 

2 No princípio estava ela com Deus. 

3 Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 

4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 

5 E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 

8b Veio para dar testemunho9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 

10 A Palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela - mas o mundo não quis conhecê-la. 

11 Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 

12 Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome, 

13 pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 

14 E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade.

Palavra da Salvação.




 

PREZADO AMIGO(A) USUÁRIO(A) DO APLICATIVO, A EQUIPE LITURGIA CATÓLICA PONTO COM DESEJA A VOCÊ E A TODOS OS SEUS FAMILIARES UM SANTO E FELIZ NATAL, CHEIO DE BÊNÇÃOS, PAZ, SAÚDE E HARMONIA. QUE O SENHOR POSSA PREENCHER O VAZIO DAS PERDAS  ENFRENTADAS AO LONGO DESSE ANO, QUE ELE VOLTE A VOCÊ A SUA FACE E LHE DÊ A PAZ! HOJE O SEU LAR SE TRANSFORMA EM MANJEDOURA E O SEU CORAÇÃO, EM UMA NOVA ESPERANÇA PARA UM MUNDO MELHOR, POIS "ELE" ESTÁ NASCENDO EM VOCÊ! FELIZ NATAL!

Fonte: Youtube RS21
Fonte: Youtube RS21
Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus”.
Jo 1, 1-18

O VERBO SE FEZ CARNE
Pelo mistério da Encarnação, estabelece-se uma comunhão indissolúvel entre a divindade e a humanidade. Jesus é o ponto de encontro desta novidade que ligou a Terra ao Céu, o homem a Deus, a história à eternidade.
Jesus vem de junto do Pai, é a Palavra de Deus que se tornou visível em nossa história. Sua vida manifesta os desejos divinos, tanto no seu falar quanto no seu agir. A vida que Ele de transmite, mediante os gestos e palavras, provêm da abundância da vida herdada do Pai.
Sua presença se constitui uma luz para orientar a humanidade decaída e ansiosa de salvação. Por meio dele, é possível chegar a Deus e experimentar a comunhão divina.
Todavia, Jesus é plenamente humano, excluindo-se apenas a experiência do pecado. Experimentou a rejeição exatamente daqueles para os quais fora enviado. Rejeição manifestada em forma de perseguição, hostilidades e abandono, que vai culminar na morte de cruz.
Na medida em que desceu aos porões da humanidade, Jesus foi comunicando ao ser humano, ferido pelo pecado, a alegria e a ternura da salvação. Desta forma, as pessoas foram se reconciliando com Deus e recuperando sua dignidade original.
O Natal é um convite, para que a humanidade encarne e festeje a presença divina, manifestada de forma única para nós. Deus se fez carne e habitou entre nós. É o Mistério da Encarnação, Deus apostou na vida humana! Na manjedoura, Ele sorriu para nós, enchendo nossa vida de esperança e otimismo. Não vamos deixar esta esperança morrer em nós.
Jesus nasce, o homem renasce! Na alegria desta festa alimentamos a esperança de que em cada coração há de ter mais ternura e sensibilidade para crer e fazer o mundo ser melhor, mais justo, humano e fraterno.
Seja o que for, recomece! Natal é vida nova, é a força de Deus, do amor que se manifesta e entra na história e continua pelo ano afora.... Que a benção do Natal esteja presente o ano todo em seu coração. Brilhou para nós uma luz. Jesus nasceu! Não tenham medo. Natal é alegria é vida nova!

Deus abençoe você e sua família.
FELIZ NATAL PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. É natal! Nasceu-nos um Menino!  No dia de Natal, mais do que nunca, contemplamos com alegria o grande amor de Deus por nós. Cristo, a Palavra de Deus, se fez ser humano e veio morar entre nós. NATAL é a celebração de um NASCIMENTO: algo de novo deve nascer também dentro de nós. Recordamos hoje que Deus reassume a humanidade novamente, agora de um jeito definitivo. Jesus se encarna, recebe a nossa "carne" para nos tornar divinos. Natal é a festa do Encontro. Feliz Natal para você e para todas as pessoas que moram no seu coração. Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor. FELIZ NATAL...hoje e sempre!

Sl 95 - Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Cantai e bendizei seu santo nome!

Dia após dia anunciai sua salvação,/ manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!

O céu se rejubile e exulte a terra, / aplauda o mar com o que vive em suas águas;/ os campos com seus frutos rejubilem/ e exultem as florestas e as matas.

Na presença do Senhor, pois ele vem,/ porque vem para julgar a terra inteira./ Governará o mundo todo com justiça,/e os povos julgará com lealdade.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo