25 DE SETEMBRO - QUARTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
QUARESMA DE SAO MIGUEL
Liturgia Diária

25 DE SETEMBRO DE 2019
25ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE

1a Leitura - Esd 9,5-9

Nosso Deus concedeu-nos um pouco de vidano meio de nossa servidão.

Leitura do Livro de Esdras 9, 5-9
5 Na hora da oblação da tarde, eu, Esdras, levantei-me da minha prostração. E, com as vestes e o manto rasgados, caí de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus.
6 E disse: 'Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar a minha face para ti, porque nossas iniqüidades multiplicaram-se acima de nossas cabeças e nossas faltas se acumularam até ao céu.
7 Desde os tempos de nossos pais até este dia, uma grande culpa pesa sobre nós: por causa de nossas iniqüidades, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos entregues às mãos dos reis estrangeiros, à espada, ao cativeiro, à pilhagem e à vergonha, como acontece ainda hoje.
8 Mas agora, por um breve instante, o Senhor nosso Deus concedeu-nos a graça de preservar dentre nós um resto, e de permitir que nos fixemos em seu lugar santo. Assim o nosso Deus deu brilho aos nossos olhos e concedeu-nos um pouco de vida no meio de nossa servidão.
9 Pois éramos escravos, mas em nossa servidão o nosso Deus não nos abandonou. Antes, conseguiu para nós o favor dos reis da Pérsia, deu-nos bastante vida para podermos reconstruir o templo do nosso Deus e restaurar suas ruínas, e concedeu-nos um abrigo seguro em Judá e em Jerusalém.
Palavra do Senhor.




Salmo - Tb 13,2. 3-4a. 4bc. 5. 8 (R. 2a)
 
R. Bendito seja Deus que vive eternamente!

2 Vós sois grande, Senhor, para sempre, / e vosso reino se estende nos séculos! / Porque vós castigais e salvais, / fazeis descer aos abismos da terra, / e de lá nos trazeis novamente: / de vossa mão nada pode escapar.
R.
 
3 Vós que sois de Israel, dai-lhe graças / e por entre as nações celebrai-o! / O Senhor dispersou-vos na terra 4apara narrardes sua glória entre os povos,
R.
 
4b E fazê-los saber, para sempre, 4c que não há outro Deus além dele.
R.
 
5Castigou-nos por nossos pecados, / seu amor haverá de salvar-nos. / Compreendei o que fez para nós, / dai-lhe graças, com todo o respeito!
R.
 
8 Bendizei o Senhor, seus eleitos, / fazei festa e alegres louvai-o!
R.




Evangelho - Lc 9,1-6
 
Enviou-os a proclamar o Reino de Deuse a curar os enfermos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 1-6
 
Naquele tempo:
1 Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças,
2 enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos.
3 E disse-lhes: 'Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas.
4 Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo.
5 Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles. '
6 Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Bendito seja Deus, que vive eternamente!”
Lc 9, 1-6

Jesus compartilha sua missão com o grupo que Ele chamou, preparou com os seus ensinamentos e enviou. Deu a eles autoridade sobre aquilo que oprime as pessoas. Concedeu uma tríplice missão: expulsar os demônios (eliminar o mal), curar os doentes (restaurar a vida) e proclamar o Reino (anunciar o Evangelho-Boa Notícia).

Eles devem mostrar que Jesus está presente e traz o seu projeto de vida e liberdade para todos. Pede que a Evangelização seja simples e que eles sejam humildes, a única segurança será sempre o próprio Jesus.

O projeto de Jesus é revolucionário, pois vai mexer com estruturas da sociedade. Jesus e os apóstolos não fecharão os olhos diante das injustiças, que o povo sofre e nem se omitirão diante da exigência da verdade, propondo transparência nos relacionamentos.

Eles são pregadores de uma sociedade assentada sobre a prática do amor, da justiça e da fraternidade. O Reino começa sua lenta e difícil caminhada numa parceria entre Deus e os homens. É um aprendizado que os apóstolos fizeram e depois vão transmitir, e hoje é a nossa missão.

Ao enviar seus apóstolos, Jesus prevê conflitos; porque nem todos estão abertos para acolher o Reino de Deus e fazer parte dele. Ele pode ser rejeitado, aí surge a necessidade de sacudir a poeira dos pés e continuar a caminhada. A missão continua, sem medo, na perseverança e com criatividade.

Rezemos: Senhor, que eu continue firme na missão para libertar a humanidade do mal e buscar a reconciliação com Deus e os irmãos.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida, nesta abençoada jornada de Quarta-feira. Que o Espírito Santo ilumine seus passos e conduza com discernimento todos as suas ações. Seja de Deus e não saia da Sua presença. Faça a diferença! Cristo espera algo de você!!!

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.  
Mateus 18, 21-22

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm

ORAÇÃO
SÃO FIRMINO, BISPO E MÁRTIR - PADROEIRO DOS BARQUEIROS, PADEIROS, VITICULTORES - 25 DE SETEMBRO

Oração :
“Ó Deus, que destes a São Firmino a força do apostolado e a graça de viver e praticar as virtudes de uma vida santa, a ponto de converter milhares de pagãos, dai também a nós a graça de sermos fiéis ao chamado que nos fizestes, para que muitos, vendo nosso testemunho, se aproximem de vós.
Por nosso Senhor Jesus cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém.
SANTO DO DIA







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo