26 DE NOVEMBRO - TERÇA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
Liturgia Diária


3ª-feira da 34ª Semana do Tempo Comum
26 de Novembro de 2019 - Cor: Verde




Primeira Leitura (Dn 2,31-45)
Leitura da Profecia de Daniel.
Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor:
31 “Tu, ó rei, olhavas, e pareceu-te ver uma estátua grande, muito alta, erguida à tua frente, de aspecto aterrador.
32 A cabeça da estátua era de ouro fino, peito e braços eram de prata, ventre e coxas, de bronze;
33 sendo as pernas de ferro, e os pés, parte de ferro e parte de barro.
34 Estavas olhando, quando uma pedra, sem ser empurrada por ninguém, se desprendeu de algum lugar, e veio bater na estátua, em seus pés de ferro e barro, fazendo-os em pedaços;
35 então, a um só tempo, despedaçaram-se ferro, barro, bronze, prata e ouro, tudo ficando como a palha miúda das eiras, no verão, que o vento varre sem deixar vestígios; mas a pedra que atingira a estátua transformou-se num grande monte e encheu toda a terra.
36 Este foi o sonho; vou dar também a interpretação, ó rei, em tua presença.
37 Tu és um grande rei, e o Deus do céu te deu a realeza, o poder, a autoridade e a glória;
38 ele entregou em tuas mãos os filhos dos homens, os animais do campo e as aves do céu, onde quer que habitem, e te constituiu senhor de todos eles: tu és a cabeça de ouro.
39 Depois de ti, surgirá outro reino, que é inferior ao teu, e ainda um terceiro, que será de bronze, e dominará toda a terra.
40 O quarto reino será forte como o ferro; e assim como o ferro tudo esmaga e domina, do mesmo modo, à semelhança do ferro, ele esmagará e destruirá todos aqueles reinos.
41 Viste os pés e dedos dos pés, parte de barro e parte de ferro, porque o reino será dividido; terá a força do ferro, conforme viste o ferro misturado com barro cozido.
42 Viste também que os dedos dos pés eram parte de ferro e parte de barro, porque o reino em parte será sólido e em parte quebradiço.
43 Quanto ao ferro misturado com barro cozido, haverá decerto ligações por via de casamentos, mas sem coesão entre as partes, assim como o ferro não faz liga com o barro.
44 No tempo desses reinos, o Deus do céu suscitará um reino que nunca será destruído, um reino que não passará a outro povo; antes, esmagará e aniquilará todos esses reinos, e ele permanecerá para sempre.
45 Quanto à pedra que, sem ser tocada por mãos, se desprendeu do monte e despedaçou o barro cozido, o ferro, o bronze, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que acontecerá depois, no futuro. O sonho é verdadeiro, e sua interpretação, fiel”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Dn 3,57s.)

— Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
— Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
 
— Obras do Senhor, bendizei o Senhor!
— Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
 
— Céus do Senhor, bendizei o Senhor!
— Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
 
— Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
— Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
 
— Águas do alto céu, bendizei o Senhor!
— Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
 
— Potências do Senhor, bendizei o Senhor!
— Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!





Evangelho (Lc 21,5-11)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo,
5 algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse:
6 “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”.
7 Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?”
8 Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente!
9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.
10 E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país.
11 Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Youtube RS21
Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!”
Lc 21. 5-11

A imponência do Templo oferece segurança aos chefes religiosos, que continuam identificados com as estruturas sociais, políticas e religiosas. Jesus esclarece que tudo será destruído; não restará pedra sobre pedra.

A declaração sobre o destino do Templo de Jerusalém, chama a atenção para o quanto as realidades humanas são frágeis. Solidas na aparência, mas precária na consistência! Basta uma pequena crise e tudo vem abaixo.

Querem saber quando acontecerá a destruição. Jesus não apresenta nenhuma data, mas adverte contra os falsos Messias que surgirão dizendo: “Sou eu... o tempo está próximo”. Não sigam esta gente.

Com a invasão e tomada de Jerusalém pelos romanos no ano 70, muitos pensavam que tinha chegado ao fim do mundo, Jesus esclarece que “não será logo o fim”. Será o fim apenas de uma fase da história.

A destruição do grande Templo significa a superação de um tipo de religiosidade legal, egoísta e hipócrita. Deus quer templos construídos com pedras vivas. O Templo mais bonito que Ele quer habitar é a pessoa humana e o seu coração. Somos templos vivos do Espírito Santo.

Jesus mostra em seu discurso e nos adverte de que haverá guerras, terremotos, fome e epidemias, que marcam uma fase seguinte na história da humanidade. Será a oportunidade de os discípulos darem o testemunho, por isso estarem alertas e trabalharem na reconstrução de um novo tempo.

Rezemos: Senhor, somos frágeis e nossas obras também, me leve a buscar em Deus a única rocha de proteção.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você nessa espetacular jornada de terça-feira. Sempre comece o dia louvando e agradecendo a Deus o dom da vida. Agradeça, também, por sua família, pela natureza, pelo ar que respira...os dons, talentos. Deposite sua confiança em Deus. Ele é Pai e não deixará que nada de ruim aconteça na sua vida e na vida das pessoas que você tanto ama e quer bem! Dê sempre o seu melhor. Respire fundo, levante a cabeça e abençoado seja o seu dia. Diga: DEUS ESTÁ COMIGO e NADA VAI ME IMPEDIR DE SER FELIZ e FAZER O BEM. Para isso eu nasci, para isso acordei...para isso Deus me deu mais um dia! Obrigado, Senhor!!!
Proteja e abençoe as pessoas que entrarão em contato comigo no dia de hoje. Amém!


Quero firmar meus passos e meus propósitos nas Tuas Leis, Senhor!
para que não domine em mim a iniquidade, nem a mentira, nem a falsidade!
Proteja-me da opressão e da calúnia, *
para que eu possa observar vossos preceitos e andar de acordo com a Tua vontade!

Fazei brilhar vosso semblante a mim, o vosso servo, *
que vossa Luz me ilumine hoje

e ensinai-me a fazer tudo quanto Te agrada, Senhor!

Quero chegar no final desse dia, com a certeza que andei na Tua presença e que Tua mão forte e poderosa me acompanha sempre!
Salmo 118



Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm

FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo