26 DE SETEMBRO - QUINTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
QUARESMA DE SAO MIGUEL
Liturgia Diária
26 DE SETEMBRO DE 2019
25ª SEMANA - TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE


1a Leitura - Ag 1,1-8

Edificai a casa e ela me será aceitável.

Início da Profecia de Ageu 1, 1-8
1 No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia, foi dirigida a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote:
2 'Isto diz o Senhor dos exércitos: Este povo diz: Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor'.
3 A palavra do Senhor foi assim dirigida, por intermédio do profeta Ageu:
4 'Acaso para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas?
5 Isto diz, agora, o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a conjuntura que estais passando:
6 tendes semeado muito, e colhido pouco; tendes-vos alimentado, e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos embriagais; estais vestidos, e não vos aqueceis; quem trabalha por salário, guarda-o em saco roto.
7 Isto diz o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a difícil conjuntura que estais passando: 8mas subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o Senhor.
Palavra do Senhor.
 
Salmo - Sl 149, 1-2. 3-4. 5-6a.9b (R. 4a)
 
R. O Senhor ama seu povo de verdade.
R. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 
1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / e o seu louvor na assembléia dos fiéis! 2 Alegre-se Israel em Quem o fez, / e Sião se rejubile no seu Rei!
R.
 
3 Com danças glorifiquem o seu nome, / toquem harpa e tambor em sua honra! 4 Porque, de fato, o Senhor ama seu povo / e coroa com vitória os seus humildes.
R.
 
5 Exultem os fiéis por sua glória, / e cantando se levantem de seus leitos; 6a com louvores do Senhor em sua boca 9beis a glória para todos os seus santos.
R.




Evangelho - Lc 9,7-9
 
Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 7-9
Naquele tempo:
7 O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos.
8 Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado.
9 Então Herodes disse: 'Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?' E procurava ver Jesus.
Palavra da Salvação.







SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, MÁRTIRES - SANTORAL  -
COR LITÚRGICA: VERMELHO
 
1a Leitura - Sb 3,1-9
 
Foram aceitos como ofertas de holocausto.

Leitura do Livro da Sabedoria 3, 1-9
1A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá.
2 Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; sua saída do mundo foi considerada uma desgraça,
3 e sua partida do meio de nós, uma destruição; mas eles estão em paz.
4 Aos olhos dos homens parecem ter sido castigados, mas sua esperança é cheia de imortalidade;
5 tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si.
6 Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocausto;
7 no dia do seu julgamento hão de brilhar, correndo como centelhas no meio da palha;
8 vão julgar as nações e dominar os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre.
9 Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto dele, porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos.
Palavra do Senhor.




Salmo - Sl 125(126),1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R.5)
 
R. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

1 Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar; 2a encheu-se de sorriso nossa boca, / 2b nossos lábios, de canções.
R.
 
2c Entre os gentios se dizia: 'Maravilhas 2d fez com eles o Senhor!' 3 Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria!
R.
 
4 Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. 5 Os que lançam as sementes entre lágrimas, / ceifarão com alegria.
R.
 
6 Chorando de tristeza sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria voltarão, / carregando os seus feixes!
R.




Evangelho - Mt 10,28-33
 
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10, 28-33
 
Naquele tempo disse Jesus aos seus apóstolos:
28 'Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29 Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai.
30 Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados.
31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus.
33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus'.
Palavra da Salvação.




Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“O Senhor ama seu povo de verdade.”
Lc 9, 7, 9

Jesus com suas atitudes coerentes, com o seu poder de expulsar as forças do mal e curar as doenças, em pouco tempo, havia cativado e arrastado atrás de si uma grande multidão. Embora insistisse para não publicarem seus feitos, sua fama logo se espalhou por toda a parte e chegou até Herodes.

A atuação de Jesus deixa Herodes curioso e perturbado: “Quem é esse Homem?”. O conhecimento da identidade de Jesus depende do esforço de entrar em comunhão com Ele e acolher com bondade de coração.

A simples visão física não é suficiente para se chegar ao conhecimento do Mestre e reconhecê-lo como o “Filho amado do Pai”, enviado para anunciar o Reino e fazê-lo acontecer.

O desejo de entrar em comunhão com Jesus comporta o esforço de ser transformado por Ele. Herodes manifesta só a curiosidade, mas não se deixa tomar pelo convite de João Batista, a conversão. Isso é o que deixa a pergunta de Herodes sem resposta.

Uns procuram ver Jesus, outros tem medo de encontrá-Lo, de abraçar um projeto de vida fundado na misericórdia e na justiça.

Rezemos: Senhor, eu quero ver Jesus! Estar em comunhão com Ele para ser transformado pela força do seu amor e aprender a ser misericordioso e bondoso.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida nesta fascinante jornada de Quinta-feira. Que seu dia seja leve, sereno, forte e repleto de grandes realizações. Viva com alegria, promova a paz, a concórdia, a comunhão...a unidade. Deus está com você.

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti
e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê paz.  
Números 6, 24-26

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
ORAÇÃO
A verdadeira história de São Cosme e São Damião

“Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!” Hoje, dia 26 de setembro, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: São Cosme e São Damião, irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente (Cilícia, Ásia Menor entre os séculos III e IV) e, desde jovens, eram reconhecidos pela habilidade deles como médicos. Com a conversão, passaram a ser também missionários, ou seja, ao unirem a ciência à confiança no poder da oração, levavam para muitos a saúde do corpo e da alma.

Viveram na Ásia Menor, até que, devido à perseguição de Diocleciano, no ano 300 da Era Cristã, foram presos por serem considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista essa acusação, a resposta deles era sempre: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder”.

Diante da insistência dos perseguidores da fé cristã, com relação à adoração aos deuses, responderam: “Teus deuses não têm poder nenhum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”.

São Cosme e São Damião são santos dedicados à salvação da vida

Na Igreja, muitos santos são estigmatizados pelo misticismo devido ao choque de culturas. Nada contra outras culturas, mas é sempre muito bom lembrar a verdadeira origem dos fatos. Muitos dos nossos santos são cultuados também no candomblé e em outras religiões, mas a história é bem diferente. Na época da escravatura no Brasil, os escravos africanos criaram uma maneira criativa e inteligente de enganar os Senhores de Engenho. Invocavam a seus deuses Orixá, Oxalá, Ogum com os nomes de São Sebastião, São Jorge e Jesus, e os negros bantos identificaram Cosme e Damião como os orixás Ibejis em um sincretismo religioso. E fizeram o mesmo com outros santos também, como São Jorge, Santa Bárbara entre outros. O sincretismo religioso é um fenômeno que consiste na absorção de influências de um sistema de crenças por outro.

Os negros bantos identificaram Cosme e Damião como os Ibejis: divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos [Cosme e Damião]. A grande cerimônia dedicada a Ibeji acontece no dia 27 de setembro, quando comidas como caruru, vatapá, bolinhos, doces, balas (associadas às crianças) são oferecidas tanto a eles como aos frequentadores dos terreiros. Por isso, há o costume de distribuir doces e comidas às crianças no dia 27 o qual também foi um costume introduzido pelo candomblé. Porém, para nós, católicos, esse é o dia de São Vicente de Paulo.

Na Igreja Católica
São Cosme e São Damião jamais abandonaram a fé cristã e foram decapitados no ano de 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

Senhor, dai-nos uma fé viva, livre de todas as misturas, uma fé nova, traduzida na vida e no amor aos irmãos. Por isso, proclamamos o Senhorio de Jesus em nossa vida, pois os santos não precisam de alimentos, pois eles já contemplam o Alimento da Vida, que é o próprio Senhor.

Oração:
São Cosme e Damião que, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que vossa proteção, São Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero. Senhor nosso Deus, que dissipais as trevas da ignorância com a luz de Cristo, vossa Palavra, fortalecei a fé em nossos corações, para que nenhuma tentação apague a chama acesa por vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

São Cosme e São Damião, rogai por nós!


FONTE: CANÇÃO NOVA
SANTO DO DIA







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo