27 DE SETEMBRO - SEXTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Pesquisa rápida
Liturgia Diária
27 DE SETEMBRO DE 2019
25ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE




1a Leitura - Ag 1,15b-2,9
 
Ainda um momento, ehei de encher de esplendor esta casa.

Leitura da Profecia de Ageu 1, 15b-2, 9
15b No segundo ano do reinado de Dario,
2,1 no dia vinte e um do sétimo mês, fez-se ouvir a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu:
2 'Vai dizer a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote, e ao resto do povo:
3 Há dentre vós algum sobrevivente que tenha visto esta casa em seu primitivo esplendor? E como a vedes agora? Não parece aos vossos olhos uma sombra do que era?
4 Mas agora, toma coragem, Zorobabel, diz o Senhor, coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote; coragem, povo todo desta terra, diz o Senhor dos exércitos; ponde mãos à obra, pois eu estou convosco, diz o Senhor dos exércitos.
5 Eu assumi um compromisso convosco, quando saístes do Egito, e meu espírito permaneceu no meio de vós: não temais.
6 Isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um momento, e eu hei de mover o céu e a terra, o mar e a terra firme.
7 Sacudirei todos os povos, e começarão a chegar tesouros de todas as nações, hei de encher de esplendor esta casa, diz o Senhor dos exércitos.
8 Pertence-me a prata, pertence-me o ouro, diz o Senhor dos exércitos.
9 O esplendor desta nova casa será maior que o da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e, neste lugar, estabelecerei a paz, diz o Senhor dos exércitos'.
Palavra do Senhor.




Salmo - Sl 42,1. 2. 3. 4. (R. 5bc)
 
R. Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador!

1 Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me / contra a gente impiedosa; / do homem perverso e mentiroso / libertai-me, ó Senhor!
R.
 
2 Sois vós o meu Deus e meu refúgio: / por que me afastais? / Por que ando tão triste e abatido / pela opressão do inimigo?
R.
 
3 Enviai vossa luz, vossa verdade: / elas serão o meu guia; / que me levem ao vosso Monte santo, / até a vossa morada!
R.
 
4 Então irei aos altares do Senhor, / Deus da minha alegria. / Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, / meu Senhor e meu Deus!
R.




Evangelho - Lc 9,18-22
 
Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 18-22
Aconteceu que,
18 Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: 'Quem diz o povo que eu sou?'
19 Eles responderam: 'Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou. '
20 Mas Jesus perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro respondeu: 'O Cristo de Deus. '
21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.
22 E acrescentou: 'O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia. '
Palavra da Salvação.







SÃO VICENTE DE PAULO, PRESB. - SANTORAL -
COR LITÚRGICA: BRANCO




1a Leitura - 1Cor 1,26-31
 
Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1, 26-31
 
26 Irmãos, considerai vós mesmos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres.
27 Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte;
28 Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante,
29 para que ninguém possa gloriar-se diante dele.
30 É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação,
31 para que, como está escrito, 'quem se gloria, glorie-se no Senhor'.
Palavra do Senhor.




Salmo - Sl 111(112),1-2.3-4.5-7a.7b-8.9 (R.1a)
 
R. É feliz quem respeita o Senhor!
R. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 
1 Feliz o homem que respeita o Senhor / e que ama com carinho a sua lei! 2 Sua descendência será forte sobre a terra, / abençoada a geração dos homens retos!
R.
 
3 Haverá glória e riqueza em sua casa, / e permanece para sempre o bem que fez. 4 Ele é correto, generoso e compassivo, / como luz brilha nas trevas para os justos.
R.
 
5 Feliz o homem caridoso e prestativo, / que resolve seus negócios com justiça. 6 Porque jamais vacilará o homem reto, / sua lembrança permanece eternamente! 7a Ele não teme receber notícias más.
R.
 
7b Confiando em Deus, seu coração está seguro. 8 Seu coração está tranqüilo e nada teme, / e confusos há de ver seus inimigos.
R.
 
9 Ele reparte com os pobres os seus bens, / permanece para sempre o bem que fez, / e crescerão a sua glória e seu pode
R.




Evangelho - Mt 9,35-38
 
A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9, 35-38
Naquele tempo,
35 Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
36 Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos:
37 'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
38 Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!'
Palavra da Salvação.




Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“O Senhor ama seu povo de verdade.”
Lc 9, 7, 9

Jesus com suas atitudes coerentes, com o seu poder de expulsar as forças do mal e curar as doenças, em pouco tempo, havia cativado e arrastado atrás de si uma grande multidão. Embora insistisse para não publicarem seus feitos, sua fama logo se espalhou por toda a parte e chegou até Herodes.

A atuação de Jesus deixa Herodes curioso e perturbado: “Quem é esse Homem?”. O conhecimento da identidade de Jesus depende do esforço de entrar em comunhão com Ele e acolher com bondade de coração.

A simples visão física não é suficiente para se chegar ao conhecimento do Mestre e reconhecê-lo como o “Filho amado do Pai”, enviado para anunciar o Reino e fazê-lo acontecer.

O desejo de entrar em comunhão com Jesus comporta o esforço de ser transformado por Ele. Herodes manifesta só a curiosidade, mas não se deixa tomar pelo convite de João Batista, a conversão. Isso é o que deixa a pergunta de Herodes sem resposta.

Uns procuram ver Jesus, outros tem medo de encontrá-Lo, de abraçar um projeto de vida fundado na misericórdia e na justiça.

Rezemos: Senhor, eu quero ver Jesus! Estar em comunhão com Ele para ser transformado pela força do seu amor e aprender a ser misericordioso e bondoso.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida nesta nova jornada de Sexta-feira que está começando. Um dia pleno, abençoado, alegre, sereno com aquela certeza que o amor de Deus vai conduzir os seus passos e iluminar todos os seus afazeres. Uma ótima sexta!!!

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza,
auxílio sempre presente na adversidade.
Salmo 46,1

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm



Hoje recordamos o santinho dos pobres, da caridade... São Vicente de Paulo.

São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.

A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).

Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

São Vicente de Paulo..rogai por nós!!!
ORAÇÃO
Oração

Glorioso São Vicente, celeste padroeiro de todas as associações de caridade e pai de todos os infelizes; alcançai do Senhor socorro para os pobres, auxilio aos enfermos, consolação aos aflitos, proteção aos desamparados, conversão aos pecadores, zelo aos sacerdotes, paz à Igreja, tranqüilidade aos povos e a todos Salvação. Amém.
SANTO DO DIA







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo