28 DE OUTUBRO - SEGUNDA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
Liturgia Diária


São Simão e São Judas, Apóstolos - Festa
28 de Outubro de 2019
Cor: Vermelho




1ª Leitura - Ef 2,19-22

Vós fostes integrados no edifício
que tem como fundamento os apóstolos.


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,19-22
Irmãos:
19 Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus.
20 Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal.
21 É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor.
22 E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)
 
R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

2 Os céus proclamam a glória do Senhor, *
e o firmamento, a obra de suas mãos;
3 o dia ao dia transmite esta mensagem, *
a noite à noite publica esta notícia.
R.
 
4 Não são discursos nem frases ou palavras, *
nem são vozes que possam ser ouvidas;
5 seu som ressoa e se espalha em toda a terra, *
chega aos confins do universo a sua voz.
R.


Evangelho - Lc 6,12-19
 
Passou a noite toda em oração.
Escolheu doze dentre os discípulos,
aos quais deu o nome de apóstolos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,12-19
12 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus.
13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos:
14 Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota;
16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17 Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia.
18 Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados.
19 A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Fonte: Youtube RS21
Fonte: Youtube RS21
Fonte: Youtube RS21
Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.”
Lc 6, 12-19

FESTA DE SÃO JUDAS TADEU E SÃO SIMÃO

Após ter caminhado um longo tempo com os discípulos, Jesus escolhe doze entre ele, os Apóstolos, os enviados autorizados. É uma nova liderança, um grupo bem diversificado com qualidades diferenciadas, mas todos colunas da Igreja que após a vinda do Espírito Santo, anunciaram o Evangelho e morreram martirizados no testemunho da fé em Jesus Cristo.

Simão é denominado “zelota”, talvez por pertencer, antes de ser apóstolo, ao partido dos zelotas, famosos por forte oposição aos ocupantes romanos. Na lista dos Apóstolos, Simão, conhecido também como “cananeu”, aparece sempre ao lado de Judas Tadeu. Sobre sua vida posterior nada se sabe.

Quanto a Judas, não o Iscariotes, foi lhe atribuída a paternidade de uma das Cartas chamadas “católicas”, isto é, endereçadas não a uma pessoa ou a uma comunidade determinada, mas a grande número de destinatários.

Essa carta contém apenas 25 versículos previne os fiéis contra os falsos mestres e convida todos a perseverar na fé autentica. Não obstante a escassez de dados seguros sobre sua missão, São Judas conta hoje com uma multidão de devotos que acorrem aos santuários erigidos em sua honra.  

Rezemos: Quero ouvir teu apelo, Senhor, ao teu chamado de amor e responder. Na alegria te quero servir, e anunciar o teu reino de amor. E pelo mundo eu vou. Cantando o teu amor. Pois disponível estou para servir-te, Senhor.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você nesta nova jornada de Segunda-feira. Um novo dia...novas perspectivas e renovada esperança. Estamos na reta final do mês...o tempo realmente voa! Então aproveite cada instante para fazer a diferença. Comece agora! Uma semana abençoada, fecunda e frutuosa...Hoje recordamos dois grandes apóstolos de Jesus: São Simão e São Judas Tadeu. (abaixo um pouquinho da história deles)

E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
1 João 5,14

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
ORAÇÃO
Sobre São Simão e São Judas Tadeu

São Simão: Simão tinha o cognome de Cananeu, palavra hebraica que significa “zeloso”. Nicéforo Calisto diz que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha. São Fortunato, Bispo de Poitiers no fim do século VI, indica estarem Simão e Judas enterrados na Pérsia. Isto vem das histórias apócrifas dos apóstolos; segundo elas, foram martirizados em Suanir, na Pérsia, a mando de sacerdotes pagãos que instigaram as autoridades locais e o povo, tendo sido ambos decapitados. É o que rege o martirológio jeronimita.

Outros dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro; na Caucásia foi elevada em sua honra uma igreja entre o VI e o VIII séculos. Beda, pelo ano de 735, colocou os dois santos no martirológio a 28 de outubro; assim ainda hoje os celebramos. Na antiga basílica de São Pedro do Vaticano havia uma capela dos dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento.

São Judas Tadeu: Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22).

Temos uma epístola de Judas “irmão de Tiago”, que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos, e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente”. Orígenes achava esta epístola “cheia de força e de graça do céu”.

Segundo São Jerônimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia. Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu. Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas.

São Judas é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.

São Simão e São Judas Tadeu, rogai por nós!







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo