29/02/20 - SÁBADO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
JANEIRO
D
S
T
Q
Q
S
S



1
2
34
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
QUARESMA 2020
Pesquisa rápida
Liturgia Diária



 

SÁBADO DEPOIS DAS CINZAS - QUARESMA

COR: ROXO





 

1a Leitura - Is 58,9b-14


Se acolheres de coração aberto o indigente, nascerá das trevas a tua luz.

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 58, 9b-14

Assim fala o Senhor: 

9b Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 

10 se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 

11 O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 

 12 Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 

13 Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 

14 então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai. Falou a boca do Senhor.

Palavra do Senhor.





 

Salmo - Sl 85, 1-2. 3-4. 5-6 (R. 11a)


R. Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.


1 Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, / escutai, pois sou pobre e infeliz!  2 Protegei-me, que sou vosso amigo, / e salvai vosso servo, meu Deus, / que espera e confia em vós!

R.

 

3 Piedade de mim, ó Senhor, / porque clamo por vós todo o dia!  4 Animai e alegrai vosso servo, / pois a vós eu elevo a minh'alma.

R.

 

5 Ó Senhor, vós sois bom e clemente, / sois perdão para quem vos invoca.  6 Escutai, ó Senhor, minha prece, / o lamento da minha oração!

R.





 

Evangelho - Lc 5,27-32


Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão.

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5, 27-32

Naquele tempo: 

27 Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: 'Segue-me. '

28 Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 

29 Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 

30 Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: 'Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?'

31 Jesus respondeu: 'Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 

32 Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão.'

Palavra da Salvação.






 
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)

“Ensinai-me o s vossos caminhos!”
Lc 5, 27-32

Em sua vida, Jesus, tem uma grande preocupação com a conversão. É a grande preocupação do seu ministério. Converter-se significa voltar-se para o amor de Deus e, por consequência, para o amor dos irmãos. É deixar de lado o egoísmo e aprender a amar como somos amados.

Jesus introduziu uma maneira nova de se preocupar com os pecadores. Longe de ameaçá-los com castigos e condenações, colocou-se ao lado deles para mostrar o quanto são amados por Deus e como vale a pena deixar-se guiar pelo amor. Essa é a pedagogia da bondade, com efeitos mais consistentes do que uma pedagogia da violência, da ira e da condenação.

Nós precisamos nos convencer de que é melhor ser amado por Deus, do que ameaçados. Precisamos aprender da pedagogia de Jesus, da sua bondade, misericórdia e compaixão.

Diante da elite religiosa de seu tempo, que não compreende o seu gesto de estar com os pecadores, Jesus coloca sua diretriz: não veio para julgar e condenar, mas para salvar. E numa síntese maravilhosa, esclarece: “são os doentes que precisam de médicos”. Só quem se julga cheio de saúde é que dispensa o médico!

Deus nos ama em nossas carências e sabe que necessitamos de seu amor para crescermos em dignidade. E em relação aos outros, devemos assumir uma postura amorosa, porque assim como somos acolhidos devemos acolher. E aceitar que somos pecadores, mas amados por Deus.

Rezemos: Senhor, quero ser bom! Me mostre o caminho da conversão e ensine a chamar os outros a conversão no amor.

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
FEVEREIRO
D
S
T
Q
Q
S
S






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo