29 DE SETEMBRO - DOMINGO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Pesquisa rápida
Liturgia Diária
29 DE SETEMBRO DE 2019
26º DOMINGO - TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE


1a Leitura - Am 6,1a.4-7

Agora o bando dos gozadores será desfeito.

Leitura da Profecia de Amós 6, 1a. 4-7
Assim diz o Senhor todo-poderoso:
1a Ai dos que vivem despreocupadamente em Sião, os que se sentem seguros nas alturas de Samaria!
4 Os que dormem em camas de marfim, deitam-se em almofadas, comendo cordeiros do rebanho e novilhos do seu gado;
5 os que cantam ao som das harpas, ou, como Davi, dedilham instrumentos musicais;
6 os que bebem vinho em taças, e se perfumam com os mais finos ungüentos e não se preocupam com a ruína de José.
7 Por isso, eles irão agora para o desterro, na primeira fila, e o bando dos gozadores será desfeito.
Palavra do Senhor.




Salmo - Sl 145,7.8-9a.9bc-10 (R.1)
 
R. Bendize, minh'alma, bendize ao Senhor!
R. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 
7 O Senhor é fiel para sempre, / faz justiça aos que são oprimidos; / ele dá alimento aos famintos, / é o Senhor quem liberta os cativos.
R.
 
8 O Senhor abre os olhos aos cegos / o Senhor faz erguer-se o caído; / o Senhor ama aquele que é justo 9a É o Senhor quem protege o estrangeiro.
R.
 
9bc Ele ampara a viúva e o órfão / mas confunde os caminhos dos maus. 10 O Senhor reinará para sempre! / Ó Sião, o teu Deus reinará / para sempre e por todos os séculos!
R.




2a Leitura - 1Tm 6,11-16
 
Guarda o teu mandato até àmanifestação gloriosa do Senhor.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6, 11-16
11 Tu que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão.
12 Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas.
13 Diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno:
14 guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até à manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.
15 Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,
16 o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém.
Palavra do Senhor.




Evangelho - Lc 16,19-31
 
Tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro os males; agora ele encontra aqui consolo e tu és atormentado.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 16, 19-31
 
Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus:
19 'Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20 Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão à porta do rico.
21 Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22 Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado.
23 Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado.
24 Então gritou: 'Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas'.
25 Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado.
26 E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós'.
27 O rico insistiu: 'Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai,
28 porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento'.
29 Mas Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!'
30 O rico insistiu: 'Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter'.
31 Mas Abraão lhe disse: `Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos'. '
Palavra da Salvação.






SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL, ARCANJOS - SANTORAL
 
1a Leitura - Dn 7,9-10.13-14
 
Serviam-no milhares de milhares.

Leitura da Profecia de Daniel 7, 9-10. 13-14
 
9 Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como ló pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa.
10 Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos.
13 Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença.
14 Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
Palavra do Senhor.
 
Salmo - Sl 137(138),1-2a.2bc-3.4-5 (R. 1c)
 
R. Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

1 Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, / porque ouvistes as palavras dos meus lábios! / Perante os vossos anjos vou cantar-vos 2a e ante o vosso templo vou prostrar-me.
R.
 
2b Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, 2c porque fizestes muito mais que prometestes; 3 naquele dia em que gritei, vós me escutastes / e aumentastes o vigor da minha alma.
R.
 
4 Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, / quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. 5 Hão de cantar vossos caminhos e dirão: / 'Como a glória do Senhor é grandiosa!'
R.




Evangelho - Jo 1,47-51
 
Vereis o céu aberto e os anjos de Deussubindo e descendo sobre o Filho do Homem.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1, 47-51
Naquele tempo,
47 Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: 'Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade'.
48 Natanael perguntou: 'De onde me conheces?' Jesus respondeu: 'Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi'.
49 Natanael respondeu: 'Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel'.
50 Jesus disse: 'Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!'
51 E Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem'.
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Bendize, minha alma, e louva ao Senhor!”
Lc 16, 19-31

UM CORAÇÃO INSENSÍVEL

O diálogo entre o rico já morto e o Pai Abraão mostra a importância de aprender a ouvir a Palavra de Deus, pois este é o caminho da superação do abismo entre a pobreza e a riqueza.

O amor e o apego a riqueza, cega a pessoa e a desfigura socialmente. O pecado do rico constituiu em ter um coração insensível diante do sofrimento do outro. As festas esplêndidas e a preocupação com suas vestes ocuparam o seu tempo, impedindo-o de ver o pobre Lázaro, faminto diante de sua porta.

O rico é condenado não pelo fato de ser rico, mas por ser insensível. Teria sido muito fácil! Até as migalhas seriam suficientes. As indicações existiam: Moises e os profetas; mas foram ignoradas.

A realidade histórica repercute na eternidade. A insensibilidade terrena do rico valeu-lhe a impossibilidade de Abraão atender-lhe o pedido, quando se mostrou sensível em relação aos próprios irmãos transviados.

É preciso ouvir a Palavra de Deus para superar o abismo intransponível que separa os ricos dos pobres e vencer a prática do acúmulo e da ganância que corrompem o coração e gera tanta insatisfação e indiferença.

Há muitos “Lázaros” humilhados; pobres que precisam ser escutados e vistos. E ricos que tenham coração sensível e aprendam a usar melhor o que possuem; a partilha e o respeito se tornam um grande desafio a ser vencido.

Rezemos: Senhor, põe em mim um coração sensível ao sofrimento do meu irmão, pois ele é o rosto de Jesus a me interpelar.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida nesse novo dia que já começou! Que este domingo seja muito especial. Hoje é dia do Senhor! Na liturgia o Evangelho relata a história do Rico e do Lázaro e vamos meditar sobre as recompensas do outro lado dessa vida: a vida eterna! O que fazemos aqui tem consequências!!! Hoje, também, seria o dia de recordarmos a grande festa dos três Arcanjos de Deus: São Miguel, Rafael e Gabriel. Além, disso, recordamos o dia mundial do coração. Seu coração está bem? Cuide dele! É um motor, potente e eficaz e que trabalha no automático! Mas precisa de cuidados para viver mais e amar mais!
Tenho um amigo chamado Claudinho que todos os dias pergunta se já rezamos o Santo Anjo do Senhor! Hoje sou eu que dedico esta oração para você, pedindo a graça que todos os Anjos de Deus protejam sua vida, sua casa e sua família.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa me ilumina. Amém!!!

Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Salmo 91



Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm
EVANGELHO DE HOJE
ORAÇÃO
O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões – Miguel, Gabriel e Rafael – para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro.
Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus “mensageiros dos decretos divinos” aqui na terra.
Miguel, que significa “ninguém é como Deus”, ou “semelhança de Deus”, é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.
Gabriel significa “Deus é meu protetor” ou “homem de Deus”. É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras.
Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.
Rafael, cujo significado é “Deus te cura” ou “cura de Deus”, teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.
A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina.

FONTE: REDE SÉCULO 21
SANTO DO DIA







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo