31/12/2020 - QUINTA-FEIRA - Liturgia Católica

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > Liturgia do dia
Liturgia de Hoje
7º DIA NA OITAVA - NATAL




Vós já recebestes a unção do Santo, e todos tendes conhecimento.

Leitura da Primeira Carta de São João 2, 18-21
Filhinhos, esta é a última hora. Ouvistes dizer que o Anticristo virá. Com efeito, muitos anticristos já apareceram. Por isso, sabemos que chegou a última hora.
Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos, pois se fossem realmente dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas era necessário ficar claro que nem todos são dos nossos.
Vós já recebestes a unção do Santo, e todos tendes conhecimento.
Se eu vos escrevi, não é porque ignorais a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira provém da verdade.
Palavra do Senhor.





R. O céu se rejubile e exulte a terra!


Cantai ao Senhor Deus um canto novo, /
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
Cantai e bendizei seu santo nome! /
Dia após dia anunciai sua salvação.
R.


O céu se rejubile e exulte a terra, /
aplauda o mar com o que vive em suas águas;
os campos com seus frutos rejubilem /
e exultem as florestas e as matas
R.


na presença do Senhor, pois ele vem, /
porque vem para julgar a terra inteira. /
Governará o mundo todo com justiça, /
e os povos julgará com lealdade.
R.




A Palavra se fez carne e habitou entre nós.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1, 1-18
No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus.
No princípio estava ela com Deus.
Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.
Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.
Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João.
Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele.
Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz:
daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
A Palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela - mas o mundo não quis conhecê-la.
Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.
Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome,
pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade.
Dele, João dá testemunho, clamando: 'Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim'.
De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça.
Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.
A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.
Palavra da Salvação.







SÃO SILVESTRE I, PAPA - SANTORAL




Eu mesmo vou apascentar as minhasovelhas e fazê-las repousar.

Leitura da Profecia de Ezequiel 34, 11-16
Assim diz o Senhor Deus: Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas.
Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que forem dispersadas num dia de nuvens e escuridão.
Vou retirar minhas ovelhas do meio dos povos e recolhê-las do meio dos países para conduzi-las à sua terra. Vou apascentar as ovelhas sobre os montes de Israel, nos vales dos riachos e em todas as regiões habitáveis do país.
Vou apascentá-las em boas pastagens e nos altos montes de Israel estará o seu abrigo. Ali repousarão em prados verdejantes e pastarão em férteis pastagens sobre os montes de Israel. Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar - oráculo do Senhor Deus - .
Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito.
Palavra do Senhor.





R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.


O Senhor é o pastor que me conduz; /
não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes /
ele me leva a descansar. /
Para as águas repousantes me encaminha,
e restaura as minhas forças. /
Ele me guia no caminho mais seguro, /
pela honra do seu nome.
R.


Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, /
nenhum mal eu temerei. /
Estais comigo com bastão e com cajado, /
eles me dão a segurança!
R.


Preparais à minha frente uma mesa, /
bem à vista do inimigo; /
com óleo vós ungis minha cabeça, /
e o meu cálice transborda.
R.


Felicidade e todo bem hão de seguir-me, /
por toda a minha vida; /
e, na casa do Senhor, habitarei /
pelos tempos infinitos.
R.




Tu és Pedro e eu te darei aschaves do Reino dos Céus.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16, 13-19
Naquele tempo:
Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'
Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas'.
Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?'
Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo'.
Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus'.
Palavra da Salvação.





FONTE: YOUTUBE
Reflexão - Pe. João Luís Fávero
“Alegrem-se os céus, exulte a terra”.
Jo 1, 1-18

O Prólogo nos apresenta a trajetória de Jesus Cristo, enviando pelo Pai para realizar no mundo uma missão, a saber, transmitir a mensagem de salvação. Terminada a missão ele volta o Pai.

Aqui Jesus é designado com um nome especial: Palavra. Palavra eficaz criadora: “o mundo foi feito por meio dela”. A Palavra de Deus existe desde o princípio e se manifesta como pessoa humana: “a Palavra se fez carne e armou sua tenda entre nós”. Ele está no meio de nós.

Não chega de repente. Foi anunciado por João Batista. O que João pregava é que todos acreditassem em Jesus, a luz verdadeira: “Não era ele a luz, mas veio para testemunhar a respeito da luz... a luz que ilumina todos os seres humanos... mas o mundo não a conheceu... e os seus não a receberam”. Muitos não acreditaram.

Jesus e seus discípulos experimentaram forte oposição e perseguições. Mas aos que acreditaram, Jesus “deu o poder de se tornarem filhos de Deus”. E nós contemplamos a sua glória. Ninguém jamais viu a Deus, mas Jesus, o Filho amado, o revelou a nós.

Vamos terminar o ano com esta certeza em nosso coração: Deus se fez história e armou sua tenda entre nós, para sempre. O amor de nosso Deus não volta atrás. É de sempre e para sempre.

Rezemos: Senhor, obrigado pelo tempo que nos concede para o nosso amadurecimento e para viver a alegria daquilo que acreditamos. Quero viver o tempo da minha vida sempre Contigo. Obrigado pelo ano que está terminando e peço que abençoe o ano que está chegando. Tempo presente – presente de Deus.

Deus abençoe você e sua família.
Um Abraço,
Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe toda sua vida neste ÚLTIMO DIA do ANO. Quantas bençãos recebidas não é mesmo? Há uma expressão no Antigo Testamento que diz: "Ebenezer" cujo significado é "até aqui nos ajudou o Senhor"/"até aqui nos socorreu o Senhor". É verdade, não foi um ano fácil pra ninguém. Enfrentamos muitas tempestades e tribulações, incertezas, inseguranças, medos, provações....mas, graças a Deus, chegamos até aqui, até aqui nos ajudou o Senhor! Quantas lições! Quantos aprendizados! Como é bom dizer que, graças a Deus, demos a volta por cima...sacudimos a poeira...e seguimos em frente! E sabe por que? Porque até aqui nos ajudou o Senhor!!! Agora é hora de dar um passo! Não é só no calendário! É na vida! É renovar a esperança, é acreditar num mundo melhor, num Brasil melhor! Não sabemos o que nos espera lá na frente, mas se o Senhor nos ajudou até aqui...pode ter certeza que Ele vai nos ajudar de novo, todo dia, a todo instante...Então que venha o ano novo, que venha mais um ano...dezenas, centenas...até o dia em que o Senhor quiser!

Como padre e seu amigo, vou pedir algumas coisas práticas para esta "virada": cuidado com as bebidas, não exagere! Cuidado no volante, não coloque vidas em risco! Cuidado com os fogos de artifício (prefira os silenciosos) pense um pouquinho nas crianças e nos animais, eles são ultra sensíveis! Celebre muito! Procure estar com sua família um pouco mais reservada! Porém, por favor...evite aglomerações...se for se locomover...use máscaras! Não deixe o vírus da pandemia tirar a alegria do seu final de ano. Inclua o álcool em gel na bolsa ou nos lugares onde for celebrar! Ah, outra coisa...não seja ranzinza e perdoe! Não leve para 2021, na bagagem de sua vida e no coração, nenhum tipo de ressentimento ou sentimento de rancor. O remorso machuca! O abraço cura! Aliás, o amor cura! Vestir-se de "branco", pular "ondinha", fazer "oferendas"...usar o "amarelo da fortuna", a garrafa de champagne gelada, etc, tudo isso é "acessório não essencial" e não tem efeito nenhum!  É a alma que deve estar pura! A família tem que estar unida! O perdão tem que ser dado! E, acima de tudo...Deus tem que estar em primeiro lugar! Na contagem regressiva...onde você estiver...uns minutinhos antes...com as pessoas que estiverem ao seu redor faça sua prece e consagre o ano ao Senhor, dedique uns minutinhos em oração, rezando a oração do Pai Nosso e pedindo as bençãos e graças para ""entrar" em mais um ano pedindo saúde, paz, harmonia, fé, união, amor e bençãos. Isso não custa nada! É mais barato que gastar dinheiro com "acessórios externos". Deus não vê a aparência e sim a essência! Lembre-se: muitos nos deixaram em 2020 e talvez outros nos deixarão em 2021, é o ciclo da vida que segue seu curso e sua marcha! Portanto...não hesite em amar mais e perdoar mais! O tempo não pára e não espera, e o passado fica pra trás! Olhe para frente com o pés firmes no chão, o coração indo ao encontro das pessoas e a cabeça elevada buscando as coisas do alto. Faça o certo! Seja justo! A Palavra de Deus diz que "Deus ama o que é justo" (salmo 36,28). Dê bons exemplos! Vamos acreditar em nosso país! Se nos primeiros segundos do ano que vai começar...você estiver em sintonia com Deus...pode ter certeza que será MAIS UM ANO ABENÇOADO. Que venha 2021 com todas suas graças, vitórias, desafios e aprendizado!!! Um ano de superação e Fé...Com Deus somos mais que vencedores...

Feliz ANO NOVO para você...e não esqueça: GRATIDÃO É TUDO!

Se você quiser...pode repassar essa mensagem para seus amigos, familiares, grupos do whatsapp...essa é a minha mensagem para você!
Celebre com amor...com cuidado e com fé...
Os dias, as horas, os minutos...a Deus pertencem!
E você também!!!

Salmo 22
O Senhor é o meu pastor e nada me faltará
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas.
Restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.
Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm
🗓 - 31 DE DEZEMBRO

• DEVEMOS APROVEITAR O TEMPO

📖 - Job XVI. 23

"Ecce breves anni transeunt, et semitam per qyuam non revertar ambulo"

"Vê que passam os breves anos, e eu caminho por uma vereda pela qual não voltarei"

I. O tempo, sobre ser a coisa mais preciosa, porque é um tesouro que só neste mundo se acha, é ainda de mui curta duração. Ecce breves anni transeunt. Lembra-te de como se passaram depressa os doze meses do ano que hoje finda! – É, portanto, com razão que o Espírito Santo nos exorta a conservarmos o tempo, e não deixarmos perder-se um só momento sem o aproveitarmos bem. Mas, ai de nós! Quão diversamente vão as coisas! Ó tempo desprezado! Tu serás a coisa que os mundanos desejarão mais na hora da morte, quando ouvirem dizer que para eles não haverá mais tempo: Tempus non erit amplius.

E tu, irmão meu, em que empregas o teu tempo? Deus te concedeu a graça de teres chegado até ao dia de hoje, com preferência a tantos milhares e milhões de pessoas, talvez da tua idade, ou mesmo mais novas, talvez fortes como tu ou ainda mais robustos, com a mesma compleição que tu, ou talvez mais sadia. Elas morreram e tu estás vivo! Elas estão reduzidas à podridão e cinzas no túmulo e tu estás aqui meditando! Elas na eternidade, e muitas infelizmente no inferno, e tu ainda no tempo! Mas como é que passas o tempo? Em que coisas o empregaste até hoje?

Fase aqui aos pés de Jesus Cristo um exame geral da tua vida. Pondera por um lado as inúmeras graças com que Deus te tem cumulado especialmente no correr deste ano; por outro recorda as faltas, as imperfeições, quiçá os pecados, com que continuamente, desde o primeiro dia do ano até este último, tens ofendido o Senhor, retribuindo-lhe a liberdade infinita com ingratidão. – Ah! se não resgatares desde já o tempo inutilmente perdido, ou quiçá mal empregado, ele te causará remorsos amargosos, quando, no leito da morte, te achares próximo àquele grande momento do qual depende a eternidade!

II. Meu irmão, se, por desgraça, tiveres de reconhecer que passaste na tibieza o tempo do ano que se passou, procura passar no fervor ao menos este último dia. Agradece muitas vezes a Deus o ter-te conservado em vida até ao dia de hoje e pede-lhe perdão das negligências passadas no seu serviço. Visto que não sabes se viverás até ao dia de amanhã e se entrarás ainda no ano novo, põe hoje mesmo em ordem as coisas de tua consciência e purifica a tua alma por meio de uma confissão anual. Afinal, fase um propósito firme e eficaz de servires a Deus para o futuro com mais zelo, e de empregares melhor o ano vindouro. É assim que, no dizer do Apóstolo, andarás no caminho da salvação com circunspecção, e recobrarás o tempo: Videte quomodo caute ambuletis… redimentes tempus (1) – "Vede como andais prudentemente… remindo o tempo".

"Ó Senhor, cuja misericórdia não tem limites, cuja bondade é um tesouro inesgotável, dou graças à vossa Majestade piedosíssima, por todos os benefícios que me tendes feito, e em particular, pelo tempo que me concedeis para chorar as minhas culpas, e reparar as minhas desordens. Quem sabe se o ano que hoje finda, não será talvez o último inteiro da minha vida? Não, não quero mais resistir aos vossos convites tão amorosos. Pesa-me, ó meu Bem supremo, de Vos ter ofendido e proponho fazer de hoje em diante contínuos atos de amor, afim de compensar o tempo perdido.

Como, porém, os mistérios da vida não me permitem dirigir os meus pensamentos sem interrupção para Vós, faço hoje o seguinte ajuste, que será válido durante todo o ano vindouro e todo o tempo da minha vida. Cada vez que levantar os olhos para contemplar o céu, tenho intenção de glorificar as vossas perfeições infinitas. Quantas vezes respirar, quero oferecer-Vos a paixão e o sangue de meu divino redentor, bem como os merecimentos de todos os Santos, para a salvação do mundo inteiro e em satisfação dos pecados que se cometerem.

Toda vez que bater no peito, quero amaldiçoar e detestar cada um dos pecados cometidos desde o princípio do mundo, e quisera poder repará-los com o meu sangue. Finalmente, a cada movimento das mãos, ou dos pés, ou de qualquer outra parte do corpo, tenciono submeter-me à vossa santíssima vontade, desejando que de conformidade com esta se façam todas as coisas. Para que este meu ajuste nunca mais seja violado, confirmo-o e selo-o com as cinco Chagas de Jesus Cristo, e deposito-o em vossas mãos, ó Mãe da perseverança, Maria" (2)

Referências:

(1) 📖 - Eph V. 15
(2) Esta fórmula de reta intenção foi feita por São Clemente Maria Hoffbauer, C.Ss. R.

📗 - (LIGÓRIO, Afonso Maria de. Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo I: Desde o Primeiro Domingo do Advento até a Semana Santa Inclusive. Friburgo: Herder & Cia, 1921, p. 101-104)

⚜ FONTE: GRUPO TRADIÇÃO CATÓLICA ⚜

🇻🇦 - FUNDAÇÃO DO AFDINHS 2007 - (APOSTOLADO FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO) - 🇻🇦

#EcclesiaCatholicam
#DivinumOfficium
#DominusEst
#TraditioCatholicus
#MissaTridentina
#LatinMass
#PartidoDosCristeros
#AdOrientem
#SSPX
#FSSPX
#ExtraEcclesiamNullaSallus
#ForadaIgrejaNaoHaSalvacao


- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo