Ato de Constituição do Charis - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

- AD MAIOREM DEI GLORIAM -
Ir para o conteúdo
EXTRAS > CHARIS
DICASTERIUM PRO LAICIS, FAMILIA ET VITA
Prot. No.: 2017/527 Data: 30/05/2017
Posição: 11/20



ATO DE CONSTITUIÇÃO DE UM NOVO SERVIÇO PARA TODAS AS EXPRESSÕES DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA


Michelle Moran e Pino Scafuro, nomeados pelo Santo Padre em Abril de 2016, como responsáveis pela criação de um único serviço para todas as expressões da Renovação Carismática Internacional, reunidos em Roma no dia 29 de Maio de 2017, sendo secretariados por Julia Torres e Oreste Pesare, declaramos a constituição deste novo serviço neste dia.

Nos próximos meses, tomaremos as medidas necessárias para preparar os estatutos para este novo serviço com o acompanhamento do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Durante este tempo o ICCRS e a Catholic Fraternity devem continuar a operar e servir como têm feito até agora.

Michelle Moran
Responsável

Pino Scafuro
Responsável

Oreste Pesare
Secretário

Julia Elena Torres
Secretária

Brian Cardinal Farrel
Prefetto



Cidade do Vaticano, 29 de Maio de 2017

Palazzo San Calisto, 29 de Maio de 2017

Querido Santo Padre,

Queremos assegurar-lhe que estamos comprometidos com a missão que nos confiou no dia 25 de Abril de 2016, trabalhar para a criação de um único serviço para toda a Renovação Carismática. Tendo em conta as suas claras expectativas para a Renovação Carismática compartilhadas no Estádio Olímpico em 2014, especialmente exortando-nos a compartilhar com toda a Igreja a graça do batismo no Espírito Santo, temos nos encontrado em varias ocasiões para refletir sobre como este serviço pode nos dar uma visão de como podemos continuar a avançar.

Recentemente nós convocamos em Roma um pequeno grupo de consulta com líderes de todo o mundo, a fim de ouvir a sua experiência e aprender com a sua sabedoria. Este foi um encontro muito rico e frutífero. Fomos capazes de ter uma visão e um novo modelo de serviço para toda a Renovação Carismática. Isto irá certamente exigir mais do que uma simples fusão dos dois organismos existentes; ICCRS e Catholic Fraternity. Na verdade, como estes dois corpos são totalmente diferentes em sua composição e constituição, uma fusão seria impossível. Por isso, precisamos avançar em direção a uma criação de um novo corpo respeitando e não perdendo de forma alguma os frutos que nos foram dados através dos dois corpos existentes com Direito Pontifício.

O novo corpo precisa refletir que a Renovação Carismática Católica é parte de uma corrente Ecumênica de graça porque nós compartilhamos a graça do batismo no Espírito com tantos cristãos em todo o mundo. Precisamos destacar a importância de continuar a seguir o caminho do Espírito Santo que leva à unidade no corpo de Cristo.

Concentrar-se na construção da comunhão entre os corpos e realidades carismáticas existentes para fomentar a inclusão de realidades carismáticas mais amplas, associações e ministérios.

Reconhecemos que este ano jubilar e a nossa celebração com sua presença no Pentecostes marcam o início de um novo tempo do Espírito Santo. É um Kairós, um marco para um inicio de novas coisas que o Espírito quer fazer neste tempo. Estamos, portanto, confiantes de que, após o Jubileu, seremos capazes de avançar com confiança e começar a colocar as pedras iniciais da fundação do novo serviço, acompanhada pelo Dicastério para os leigos, família e vida. Asseguramos-lhe o nosso compromisso de continuar adiante até esta missão estar concluída.

Em oração com amor e obediência,

Michelle Moran
Pino Scafuro



PUBLICIDADE
- Totus Tuus -
Voltar para o conteúdo