Perguntas e Respostas sobre o Charis - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

- AD MAIOREM DEI GLORIAM -
Ir para o conteúdo
EXTRAS > CHARIS

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. O que é o CHARIS?
CHARIS é um novo corpo de serviço internacional para todas as expressões da corrente de graça que a Renovação Carismática é. CHARIS não é uma associação de fiéis ou uma federação de associações. É um serviço oferecido a todas as realidades carismáticas existentes.

2. O que significa CHARIS?
É a sigla para o Serviço Internacional para Renovação Carismática Católica. A palavra é grega e significa "graça" e "carisma".

3. Como nasceu a Charis?
CHARIS nasceu da vontade do Santo Padre de que a Igreja tenha um novo serviço único que beneficie todas as expressões da Renovação Carismática Católica.

4. O que significa quando dizemos que CHARIS tem personalidade jurídica pública? Personalidade jurídica pública significa que CHARIS é erigido pela Santa Sé através do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, por iniciativa dessas autoridades eclesiásticas, e que CHARIS atua em nome da Igreja em servir todas as expressões da Renovação Carismática Católica.

5. Isto significa que a Renovação Carismática adquire personalidade jurídica pública?
Não, isso não afeta o status legal ou canônico das diferentes expressões da RCC, portanto, elas não mudam seu status.

6. Todas as expressões devem aceitar este novo serviço?
Não, o CHARIS é um órgão de serviço, não um entidade de governo.

7. Como as coisas seguirão adiante?
Em dezembro de 2018, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida vai erigir o CHARIS e aprovará seus estatutos, que entrarão em vigor no dia 9 de junho de 2019, na Solenidade de Pentecostes. Até lá, a Fraternidade Católica e o ICCRS continuarão a existir e funcionarão normalmente.

8. O que acontece com as comunidades da Fraternidade Católica a partir de 9 de junho de 2019 e com todos os serviços programados para 2019-2020?
As Comunidades da Fraternidade Católica continuarão ligadas ao seu Bispo local. Eles serão representados nas estruturas do CHARIS e poderão se tornar redes de comunidades. Os serviços já programados para 2019-2020 serão respeitados e organizados pelo CHARIS.

9. O que acontece com o escritório do ICCRS/CF após 2019-2020 e o que acontece com os serviços programados pelo ICCRS para 2019-2020?
O escritório do ICCRS/CF continuará funcionando no Palazzo San Calisto como escritório do CHARIS a partir de 9 de junho de 2019. Os serviços programados pelo ICCRS serão respeitados e organizados pelo CHARIS.

10. O que os Comitês de Serviços Nacionais precisam fazer para se adaptar ao CHARIS e quando?
Os Comitês Nacionais de Serviços precisam incluir todas as diferentes expressões carismáticas em cada país em um Serviço Nacional de Comunhão. Da mesma forma, todas as expressões carismáticas de cada país devem começar, a partir de agora, a organizar reuniões entre si para fomentar a comunhão. Espera-se que as coisas sejam estabelecidas ou se movam nesta direção até Pentecostes de 2019

Se você tiver mais perguntas ou precisar de alguma ajuda, poderá entrar em contato através do email: info@charis.international


PUBLICIDADE
- Totus Tuus -
Voltar para o conteúdo